voip pabx

Desde o dia em que as empresas começaram a crescer, a necessidade de se comunicar com frequência com eficiência também cresceu. Assim como outros serviços, como limpeza, limpeza e eletricidade, as empresas gastam uma quantia significativa em serviços de telecomunicações. Embora a grande maioria goste de seguir a velha escola de fazer ligações, alguns, cerca de 10 dos consumidores internacionais, começaram a usar a internet para fazer ligações por meio de um método chamado VoIP.

O protocolo de voz sobre Internet (VoIP) é o método pelo qual as comunicações de voz e multimídia são transmitidas usando os protocolos de Internet. Para simplificar, é um método para fazer e receber chamadas pela Internet. Com sua total familiaridade, os consumidores de telecomunicações consideram este o principal canal de comunicação.

Quando falamos sobre VoIP, podemos apenas vê-lo como uma forma de tornar as conversas telefônicas da velha escola mais acessíveis, mas um de seus recursos mais interessantes é a capacidade de armazenar, pesquisar e combinar os dados pela Internet.

O processo não é mais diferente do que a forma tradicional de comunicação e envolve etapas como sinalização, configuração de canal, digitalização dos sinais analógicos gravados através de gateways VoIP e, finalmente, codificação. O VoIP é diferente no sentido de que, em vez da transmissão por meio de uma rede comutada por circuitos, os dados digitais convertidos são divididos em pacotes e, em seguida, transmitidos por meio de pacotes IP (Internet Protocol) por meio de uma rede comutada por pacotes. Os fluxos de mídia são transmitidos também usando alguns protocolos especiais de entrega de multimídia usando codecs de áudio e vídeo.

A geração inicial de provedores de VoIP usava técnicas que se assemelhavam à rede telefônica tradicional. Posteriormente, provedores como o Skype levaram o jogo para o céu. Eles construíram uma rede privada para sua base de clientes, na qual podiam fazer chamadas gratuitas enquanto cobravam de seus clientes o acesso a outras redes de comunicação. Além disso, os provedores de internet de terceira geração permitiram a interconexão dinâmica das duas redes para facilitar as informações.

Tecnicamente falando, o VoIP emprega várias tecnologias de protocolo para se comunicar pela LAN. O protocolo de iniciação de sessão (SIP) é um dos protocolos que permite VoIP em uma rede. Este protocolo de comunicação permite a troca de conversação telefônica, chat e multimídia por meio de VoIP. Da mesma forma, por meio de entroncamento SIP, um serviço é estabelecido virtualmente por meio de conexões de Internet que são gerenciadas por um Provedor de Serviços de Telefonia de Internet (ITSP), o que elimina a necessidade de conexão a uma empresa tradicional de provedor de serviços de telefonia.

Usar o VoIP pode trazer muitas vantagens aos consumidores. Uma das principais e atraentes vantagens é o baixo custo. Usando VoIP, um consumidor médio pode economizar até 60% do custo do canal digital tradicional. Outra grande vantagem vem da grande diferença de qualidade em relação ao canal tradicional. O VoIP oferece áudio cristalino, livre de qualquer tipo de gagueira e ruídos estáticos. Além disso, os usuários de VoIP podem usar complementos como enfileiramento de chamadas, atendedores automáticos, gravações de chamadas e muito mais. Uma das grandes vantagens é a sua portabilidade e a possibilidade de o utilizar sem qualquer tipo de configuração técnica.

Os negócios hoje em dia crescem com frequência e você nunca sabe quando seu escritório começa a ficar congestionado. Com o VoIP, você está sempre pronto para dimensionar sua rede VoIP adicionando mais recursos à rede sem realmente afetar a eficiência geral da rede.

Por causa da eficiência e redução de custos, mudando para a tecnologia VoIP, as empresas preferem usar métodos modernos em vez do meio digital tradicional . O VoIP permite que as comunicações de voz e multimídia sejam gerenciadas em uma única rede, reduzindo assim os custos de infraestrutura. Outro fator de redução de custo é que as extensões VoIP são mais baratas do que os sistemas PABX. Os dispositivos VoIP têm um design simples e fácil de implementar, o que os torna amigáveis ​​ao usuário. Estes aparelhos têm um dual-mode que permite aos usuários se comunicar através de sua rede local e, assim como serviços de telefonia celular externa , assim , eliminando a necessidade de transportar telefone de mesa e um telefone celular separadamente. Portanto, a manutenção também se torna mais barata e fácil.

Além das várias vantagens, o VoIP requer uma conexão de Internet de alta velocidade que o usuário deve configurar. Mas isso não é realmente uma desvantagem, pois presumivelmente a maioria do consumidor hoje em dia tem essas conexões à sua disposição.

Lembrando que dependendo da modalidade que o provedor atuar, será necessário a outorga STFC,na Anatel, interconexão com as operadoras, portabilidade na ABR TELECOM, numeração na Anatel e solicitaçào ASN.

Fontes:

https://en.wikipedia.org/wiki/Voice_over_IP

https://www.nextiva.com/blog/what-is-voip.html#what-is-voip

https://hbr.org/2005/09/using-voip-to-compete

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