As vantagens da análise SWOT

Sabemos que todas as instituições financeiras tendem a ter analistas bem treinados para que possam garantir a integridade financeira de seus bancos.

Isso ocorre, pois o setor trabalha com dinheiro, e em caso de inadimplência, a matéria principal de seu lucro estará escassa. Porém, existem diversos tipos de análises que podem ser realizadas para aprovação ou reprovação de seu pedido financeiro.

Neste texto, veremos como os profissionais utilizam uma forma de análise para suspender ou aprovar um empréstimo. 

Análise SWOT

Como citamos acima, para atender diversos tipos de empréstimos, são necessárias análises que comportem o valor pedido com medidas restritivas, tudo para atender a solicitação do mutuário.

Existem diversos casos onde o valor pedido é muito maior do que o que aquela empresa fatura, exigindo uma garantia de crédito.

A análise SWOT dá informações úteis para adequar os recursos e capacidades da empresa ao ambiente competitivo em que ela opera. Em todos os ambientes empresariais há competição, dando pontos fortes para algumas organizações.

Em determinados casos, isso fica óbvio pela participação de mercado dominante. Em outros casos, é uma questão de perspectiva.

Por exemplo, uma empresa de pequeno porte pode ter a capacidade de se movimentar rapidamente de um setor ou local. Essa mudança pode afetar os lucros e, consequentemente, a quantidade de capital a ser medido e analisado.

É importante que o analista entenda que uma gestão em posição ruim, também tem pontos fortes. Mas seriam pontos fortes o bastante para concluir um contrato financeiro? Este é o trabalho do analista.

Isso já representa vantagens que algumas empresas têm em relação às concorrentes, variando entre:

  • Produto ou serviço diferenciado e inovador;
  • Patentes;
  • Marcas fortes ao lado da empresa;
  • Localização do negócio;
  • Boa reputação;
  • Procedimentos e processos de qualidade;
  • Aspectos que agreguem valor ao produto ou serviço.

A análise SWOT busca também entender quais são os pontos fracos. Em alguns casos, digamos que ficam evidentes quais são. Entre os mais comuns, temos: custos para produção ou entrega do mesmo.

Empresas competentes e renomadas também podem ‘derrapar’, deixando as micro, as pequenas e as grandes no mesmo páreo. As fraquezas podem ser:

  • Marca sem força no mercado;
  • Estrutura de alto custo;
  • Produtos ou serviços indiferenciados (ou seja, iguais aos dos concorrentes);
  • Localização inadequada para o comércio;
  • Serviços ou bens de baixa qualidade;
  • Reputação danificada com clientes e fornecedores.

O conceito mostra que algumas marcas e setores terão oportunidades com as quais podem se beneficiar. Essas podem variar desde a diversificação até a venda de operações.

Então, o credor pode identificar as oportunidades ocultas, deixando mais fácil a aprovação do contrato financeiro.

As oportunidades ocultas podem variar entre:

  • Remoção de barreiras comerciais nacionais e internacionais;
  • Um mercado em desenvolvimento, como marketing digital e serviços pela internet;
  • Fusões;
  • Alianças estratégicas;
  • Mudança para novos segmentos.

Esses pontos são vistos como oportunidades ocultas que aquela empresa pode testar ou fechar. A análise SWOT identifica-os e facilita o trabalho do analista, tornando assim os riscos de inadimplência muito baixos.

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Fonte: Academia

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