oque é internet

A Internet é um sistema mundial de redes ópticas de computadores interconectadas que funcionam no conjunto de protocolos da Internet (IPv4, IPv6 / TCP) para conectar dispositivos e redes. Consiste em várias redes públicas, privadas, governamentais, empresariais e acadêmicas com um alcance local a global. Essas redes são conectadas por uma ampla gama de tecnologias de rede óptica, eletrônica e sem fio.

A Internet carrega enormes recursos e serviços de informação, incluindo aplicativos da World Wide Web (WWW), telefonia, compartilhamento de arquivos, correio eletrônico e documentos de hipertexto interligados. Ele pode ser acessado por meio de um cabo, modem DSL, DSL com fio, redes de telefonia ou redes de telefonia celular. Essas diferentes maneiras de levar a Internet até você custam dinheiro. O preço do que é Internet depende de quais redes você usa.

Hoje, com um único clique, podemos nos conectar em todo o mundo e acessar informações sobre diferentes países e pessoas que vivem neles. Isso tornou o mundo mais conectado. Antes dessa bênção, as pessoas de lugares distantes eram restritas a se comunicar apenas por meio de meios de comunicação como o rádio ou a televisão. Essas formas de comunicação eram raras e pouco confiáveis. Mas agora a Internet tornou possível compartilhar suas opiniões com outras pessoas que estão localizadas a milhares de quilômetros de distância utilizando projeto de compartilhamento de poste ou até mesmo por satélites.

Evolução da internet

A Internet foi introduzida precocemente pela interconexão de muitas pequenas redes de computadores nos Estados Unidos e envolveu colaboração internacional, especialmente com pesquisadores na França e no Reino Unido.

No início dos anos 1960, Paul Baran introduziu uma rede distribuída cujos dados eram inteiramente baseados em blocos de mensagens. Em 1965, Donald Davies concebeu a comutação de pacotes no National Physical Laboratory e tentou criar uma rede nacional de dados comerciais no Reino Unido.

A rede de dados foi fornecida no início dos anos 1970 por redes ópticas de comutação de pacotes como Merit Network, ARPANET, NPL network e CYCLADES. Os projetos de grupos de trabalho internacionais e da Agência de Projetos de Pesquisa Avançada (ARPA) desempenharam um papel fundamental no desenvolvimento de protocolos de internetworking nos quais muitas redes diferentes poderiam ser conectadas em uma única rede.

O conceito de Protocolo de Internet (IP) e Protocolo de Controle de Transmissão (TCP) foi introduzido pela primeira vez por Vint Cerf, na Universidade de Stanford, e Bob Kahn na ARPA, quando publicaram pesquisas sobre IP e TCP em 1974. Esses são dois protocolos do protocolo de Internet suíte. Seu desenho foi realizado com base no projeto francês CYCLADES dirigido por Louis Pouzin.

Em 1980, a National Science Foundation (NSF) criou vários centros de supercomputação em muitas universidades nos Estados Unidos. A mesma base tornou a interconectividade comum em 1986 com a ajuda do projeto NSFNET. Forneceu acesso a sites internacionais de supercomputadores para institutos acadêmicos e empresas de pesquisa nos Estados Unidos. ISPs comerciais (provedores de serviços de Internet) foram introduzidos em 1989 na Austrália e também nos Estados Unidos.

ARPANET continuou até 1989 e no final de 1989 e 1990, algumas conexões privadas limitadas de internet foram introduzidas na América. Depois da ARPANET, a NSFNET também foi fechada em 1995. Ela removeu as restrições ao uso da Internet e ajudou a transportar mais tráfego comercial para a Internet.

Um cientista da computação britânico chamado Tim Berners-Lee fez uma pesquisa em 1989–90 que apresentou a World Wide Web. A WWW pode ser acessada de qualquer nó da rede, permitindo que as pessoas vinculem seus dados de hipertexto a um sistema de informação adequado. Desde meados da década de 1990, a Internet teve um impacto revolucionário na tecnologia, comércio, cultura, especialmente incluindo instalações de mensagens instantâneas, World Wide Web, chamadas telefônicas, VoIP (voz sobre protocolo de Internet), chat de vídeo, e-mail, compras online sites e serviços de redes sociais.

No ano de 1993, a Internet comunicava apenas 1% da informação que fluía por redes de telecomunicações bidirecionais. Em 2000, aumentou para 51%, enquanto em 2007, era mais de 97%.

Sites de redes sociais como MySpace, Facebook e Twitter são exemplos das primeiras redes de pesquisa. As primeiras redes de pesquisa usavam programas de chat, painéis de mensagens e sites pessoais para se comunicar e ajudavam a trazer enorme tráfego para a internet.

Evolução da Internet via satélite

A Internet via satélite é fornecida por meio de vários satélites de comunicação. A Internet via satélite atual geralmente depende de satélites geoestacionários que fornecem velocidade de Internet extremamente alta.

O primeiro satélite de comunicações, Telstar 1, foi lançado em julho de 1962 e construído pela Bell Labs, enquanto o conceito de tal satélite foi introduzido pela primeira vez por Herman Potočnik em 1928.

Teledesic estava entre os aspirantes proeminentes no setor de Internet via satélite em estágio inicial. Foi um projeto fracassado da Microsoft que custou mais de 9 bilhões. O conceito da Teledesic era fazer uma enorme constelação de satélites com mais de 100 satélites de órbita baixa, fornecendo acesso barato à internet via satélite com uma velocidade média de download de até 720 Mbps. O projeto foi abandonado em 2003. Seu fracasso criou entusiasmo no mercado para o desenvolvimento da Internet via satélite.

Em setembro de 2003, o primeiro satélite para serviços de Internet foi lançado pela Eutelsat, enquanto o Anik F2, o primeiro satélite de alta capacidade, foi lançado em 2004.

http://www.bell-labs.com/about/history/innovation-stories/telstar-1/#gref

https://en.melayukini.net/wiki/Packet_switching

https://en.wikipedia.org/wiki/ARPANET#:~:text=The%20Advanced%20Research%20Projects%20Agency,the%20TCP%2FIP%20protocol%20suite.&text=The%20ARPANET%20was%20established%20by , United% 20States% 20Department% 20of% 20Defense .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *