Starlink vs Fibra Velocidade

Antes de comparar a velocidade de ambos os serviços de internet, vamos conhecer a fibra óptica para um melhor entendimento:

Como funciona a Fibra Internet?

Até o conceito da Starlink, a internet de fibra (abreviação de “fibra óptica”) era a maior chegada a outros serviços de internet. A Internet de fibra é fornecida com a ajuda de vários cabos pequenos e flexíveis. Ao contrário de qualquer outra internet, a internet de fibra óptica usa pulsos de luz para transmitir sinais. Às vezes é referido como “tão rápido quanto a velocidade da luz” devido à sua velocidade de internet extremamente rápida – 1 Gbps (1024 Mbps) para uso doméstico.

Os cabos usados ​​na Internet de fibra ópticas geralmente são totalmente aterrados, aéreo e até mesmo nas profundezas dos oceanos. Isso os protege de problemas gerais sujeitos a interrupções, como animais selvagens curiosos ou eventos climáticose e sem contar que é fibra óptica é ecológica.

cabo de fibra óptica ecologico

Agora vamos direto ao assunto!

Muitos provedores de serviços de Internet (ISPs) afirmam ser o provedor de Internet mais rápido disponível hoje e muitos consumidores simplesmente compram tudo o que encontram, pois acreditam ser a melhor opção para eles. Muitos consumidores ficam desapontados quando o ISP não consegue fornecer a velocidade de que precisam. Então, qual é a diferença entre a banda larga Starlink e outras?

A resposta é – Starlink é mais rápido. Em breve, o Starlink tornará possível ter uma velocidade duas vezes mais rápida que as redes de fibras ópticas. É porque o Starlink usa espaço para transmitir sinais, enquanto pulsos de luz são usados ​​por fibras de vidro para fazer isso. Em comparação com o vidro, os sinais são transmitidos mais rapidamente através do espaço, tornando o Starlink mais rápido do que a Internet de fibra óptica.

Além disso, a fibra óptica é atualmente a campeã de velocidade, mas em breve será substituída pela Starlink. Tendo vários satélites em órbita baixa da Terra, o Starlink afirma ter uma velocidade média de até 1 Gbps. Leva a Starlink ao topo dos provedores de serviços de Internet de alta velocidade como HughestNet (25 Mbps) e Viasat (100 Mbps). Mas a latência projetada do Starlink pode mudar o jogo!

Comparando Latência

Latência é o tempo que um único sinal de Internet leva para passar de um dispositivo para o servidor e vice-versa. A latência é medida em milissegundos (ms). A Internet a cabo tem uma latência de cerca de 20-30 ms. Agora falando sobre a latência da fibra óptica, é em torno de 17ms. O Starlink será lançado com uma velocidade de latência abaixo de 20 ms, que pode atingir ainda menos de 10 ms. Se isso acontecer, o Starlink será o provedor de serviços de Internet mais rápido já lançado.

Starlink afirma uma velocidade de latência de menos de 20 ms, mas essa velocidade pode ser diferente em áreas diferentes. Portanto, ao consultar uma empresa que promete fornecer velocidade rápida de internet por meio de seu serviço Starlink, você deve se certificar de que ela use o Teste Beta de Starlinks para verificar essa afirmação.

Se eles não usarem o teste beta, provavelmente estão mentindo para você. Quando a empresa concluir o Teste Beta, os resultados mostraram a latência exata do Starlink em sua área. Se for mais do que fibra óptica, você deve sair e entrar no Starlink.

Uma coisa boa sobre a velocidade do Starlink – Melhorando a latência

Starlink implementou algumas medidas para melhorar seus serviços atuais. Em breve, eles instalaram equipamentos que diminuíram a latência, que é o principal problema no momento. Ao reduzir a latência, eles podem ter certeza de que podem fornecer um serviço sem fio confiável para seus clientes. A latência reduzida nos permitiria obter acesso à Internet em uma velocidade extremamente alta.

Uma coisa boa sobre a velocidade da fibra óptica – evite obstáculos

Alguns argumentam que não ter linhas físicas para se conectar à Internet aumentará sua conexão, mas isso não significa que você não encontrará barreiras físicas, como paredes ou edifícios. Um edifício pode obstruir o caminho da sua antena parabólica. Outros acreditam que a construção de estruturas impediria o sinal entre a antena e os satélites. A única maneira de evitar obstáculos é usando tecnologia de fibra óptica para transportar dados ilimitados.

Referencias

https://en.wikipedia.org/wiki/Starlink

https://www.pcmag.com/news/spacexs-satellite-internet-service-latency-comes-in-under-20-milliseconds

Reviews.org

https://www.clubhdtv.com/blog/starlink-vs-fiber-optic-internet/

https://www.whistleout.com/Internet/Guides/fiber-internet-vs-starlink-satellite-internet

https://honestproscons.com/satellite-internet/#5_Reliability

https://www.clubhdtv.com/blog/starlink-vs-fiber-optic-internet/#:~:text=Starlink%20vs%20Fiber%20Optic%3A%20Availability%211 Advantages and Disadvantages of Satellite Internet Satellite Internet0%26%20Reliability&text=Starlink%20internet%20definitely%20has%20an%20advantage%20over%20fiber%20in%20terms%20of%20availability.&text=The%20only%20reason%20satellite%20internet,its%20availability%20in%20remote%20areas

https://www.satelliteinternet.com/resources/satellite-internet-pros-and-cons/

https://en.wikipedia.org/wiki/Satellite_internet_constellation

https://techcrunch.com/2019/10/22/elon-musk-tweets-using-spacexs-starlink-satellite-internet/

https://www.cnet.com/home/internet/starlink-satellite-internet-explained/

https://www.scmp.com/tech/gear/article/3017767/elon-musks-fleet-low-orbiting-starlink-satellites-dot-space-leave

https://starlink.com

https://spacex.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *