TIPOS DE CABOS DE FIBRA ÓPTICA

No Blog Transmitter este tema vem sendo tratado há algum tempo. Mas você conhece os Tipos de Cabos de Fibra Óptica disponíveis no mercado? Hoje é dia de detalharmos e compreendermos mais sobre eles e suas especificações – e, certamente, você utilizará estas dicas para dialogar com maior propriedade com seu cliente!

Pense em qualquer projeto de comunicação para internet. Pois bem, saiba que há fibra óptica por ali (seja na estação backhaul ou mesmo em uma DAS).

COMEÇANDO PELO BÁSICO

Diferentemente dos cabos de cobre, que transportam os dados via pulsos de eletricidade, a fibra óptica utiliza pulsos de luz. A comunicação digital reconhece o conteúdo de maneira binária, onde a presença deste pulso é reconhecida pelo número 1 e a falta dele pelo 0.

Inserido no hardware há um sinal de pulso a laser que, quando desligada, barra os sinais e a comunicação.

Comparação de cabo fo de fibra óptica

O centro destes cabos é composto por um tubo de vidro, pois o material é reflexivo e transporta a luz (ou os dados) com grande rapidez. A qualidade desta transferência está diretamente ligada a este núcleo (em um cabo apertado e menor, o caminho será mais direto e longevo).

Os feixes de luz vão “batendo” nas laterais e os sinais vão do “ponto A” para o “ponto B” sem a necessidade de energia. Quanto mais longe esta distância, mais fraco será o sinal. Mas calma, pois o caminho percorrido antes disso ocorrer é longo (cerca 96,5 km antes de precisarem passar por algum POP para ampliar o sinal novamente.

ENTRANDO MAIS A FUNDO NOS TIPOS DE CABOS DE FIBRA ÓPTICA

  • A Fibra de Modo Único ou SM tem como fonte de luz o laser e é utilizada para distâncias longas ou quando a largura da banda é maior;
  • Já a Fibra Multimodo ou OM tem melhor desempenho em curtas distâncias – poderá resultar em dados incompletos ou distorcidos se percorrer caminhos grandes – e o LED é sua fonte de luz.
Cabo fo de fibra óptioca – Single mode e Multimode

Os SM contam com dois tipos de cabos – os OS1 e OS2. A construção deles é diferente (o primeiro tem buffer apertado, protegido por duas camadas à prova d’água e de fácil instalação e o segundo é condensado dentro de um tubo preenchido com gel óptico que protege a fibra da umidade).

As variações dos cabos OM são especificados por números de 1 a 5 e suas diferenças se dão em relação à distância, aplicações, cor e taxa de dados, só para citar alguns. Enquanto os OM1 e 2 não aguentam suportam altas velocidades, as opções 3, 4 e 5 evoluíram para 25, 40 e até 100G.

COMO OS DADOS VIAJAM

Cada feixe de luz não interfere no outro, principalmente porque são transportados em diferentes frequências. Pode-se fazer ajustes nos lasers, referentes ao comprimento das ondas.

E você, conseguiu entender melhor sobre os Tipos de Cabos de Fibra Óptica? Qualquer dúvida, entre em contato por nossas redes sociais e teremos o prazer em atende-lo.

Confira outro texto do Transmitter Blog que poderá te interessar: https://transmitter.com.br/fibra-optica-em-todo-pais-ate-2025/

Fonte: RF industries