Pela preocupação constante com o meio ambiente, as empresas de tecnologia ficaram de olho em soluções para uma Internet mais ecológica e chegaram à conclusão que a fibra óptica ajudaria a diminuir consideravelmente os danos causados pelo setor em nosso planeta.

Dentre os pontos fundamentais que iremos abordar neste texto estão:

FIBRA ÓPTICA MAIOR VIDA ÚTIL E MENOR REDUÇÃO EM ENERGIA ELÉTRICA

MINERAÇÃO DE COBRE

A transmissão de dados tanto via DLS quanto Internet é feita com fios de cobre. Esta mineração de cobre tende a produzir materiais tóxicos que, como você já deve imaginar, pode causar danos ao meio ambiente e afeta fauna e flora daquele espaço geográfico.

O dióxido de enxofre que se espalha pelo ar por causa da já citada mineração, inicia chuvas ácidas que impactam as regiões de floresta e obrigam os animais a mudarem seu habitat, podendo leva-los a morte por envenenamento.

Para os humanos, danos irreversíveis como tuberculose e câncer de pulmão são alguns dos resultados. Então, coloque-se no lugar dos trabalhadores que ficam horas e horas em contato com estes materiais.

Comparativamente, para extrair a quantidade ideal para um fio de cobre de pouco mais de 60 metros, há um dano ambiental de uma tonelada. No caso da fibra, este prejuízo cai para apenas 0,06 quilogramas.

Na fabricação da fibra óptica, o material mais utilizado é o vidro, criado a partir do dióxido de silício, elemento muito comum na Terra e que é formado naturalmente com a mistura de água, areia, argila e rochas e sua extração é mais eficaz, segura e simples.

FIBRA ÓPTICA: MAIOR VIDA ÚTIL

E se as tempestades elétricas causavam dores de cabeça, com a fibra óptica é diferente. Ela é mais robusta e seus reparos podem ser feitos num espaço de tempo maior (sem contar as atualizações nas redes, que são raras de ocorrer).

CONSUMO DE ENERGIA REDUZIDO

Como a transmissão de dados na fibra óptica é feita usando a luz, há redução em até doze vezes nos custos de energia, se compararmos com os cabos coaxiais.

Pois veja:

  • Fibra Óptica de 300 metros gasta 1 watt para fazer o envio dos dados; e permanece frio por mais tempo, reduzindo a necessidade de ligar o ar condicionado por longos períodos.
  • Cabo Coaxial de 100 metros gasta 3,5 watts para o mesmo trabalho; e precisa de refrigeração constante para não superaquecer.

GASES CAUSADORES DO EFEITO ESTUFA

Com esta solução energética eficiente em mãos, o dióxido de carbono (que contribui para o Efeito Estufa) é menos propagado. Resumindo em números, em dez anos reduziremos a quantidade de poluentes no ar em 1 bilhão de toneladas.

E em épocas de pandemia, com trabalhos home office cada vez mais constantes, há necessidade de ampliação nos cabeamentos de fibra óptica (tais dados são transmitidos com velocidade simétrica e constante). Boas conexões para upload e download, reuniões e ligações, facilitam o dia a dia.

Para nós da Transmitter Engenharia, escolher a solução de Internet mais ecológica é algo que se adequa à nossa missão, visão e valores. Estamos conscientes de que, se cada um fizer a sua parte, o planeta Terra agradecerá e as futuras gerações também!

Confira outros textos que poderão te interessar: https://transmitter.com.br/como-estocar-ou-manusear-cabos-de-fibra-optica/

Fonte: Otelco