Várias pessoas vêm até nós com uma dúvida que é bastante recorrente e totalmente pertinente que é o de Como Encontrar o Número do Fistel. Neste texto iremos explicar passo a passo e você verá que não é tão complicado assim.

MAS O QUE É O FISTEL?

Fistel é o Fundo de Fiscalização das Telecomunicações, que foi criado em 1966 e seu principal objetivo é juntar recursos para cobrir as despesas referentes à questão de fiscalização e ter meios para desenvolver e aperfeiçoar a área.

Quem gere a receita do Fistel é a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e, além de cobrança de multas, também fica responsável pelas taxas de fiscalização e outorgas.

ENTENDA PASSO A PASSO

O número do Fistel será fundamental, pois se antigamente a Anatel enviava os boletos via Correio, hoje só existe a opção online, feita por este endereço: https://sistemas.anatel.gov.br/Boleto/Internet/tela.asp.

Mas calma, o processo para fazer a descoberta é simples, rápido e fácil!

Acesse o site https://sistemas.anatel.gov.br/easp/Novo/Consulta/Tela.asp?OP=A&SISQSmodulo=9532, nele você terá uma caixa de opções com todos os tipos de serviços e seus respectivos códigos (lembrando que, muitas vezes, pelo Google Chrome o campo para inserir o CNPJ fica indisponível. Caso isso ocorra, utilize o Mozilla ou mesmo o Microsoft Edge), por exemplo:

  • Radiodifusão e Correlatos (Código 256);
  • Comunicação Multimídia (Código 450);
  • Distribuição de Sinais de TV / Áudio para Assinatura Via Satélite (Código: 735);
  • Entre outros.

Insira também seu CNPJ/CPF e Estado e vá em Confirmar. Outra tela surgirá, clique no nome que aparecerá abaixo de “Nome da Entidade”. Este link te levará para outro local que, além de mostrar o Indicativo Inicial, Sequencial, Tipo de Estação e etc., e neste endereço onde foi direcionado, logo após o “Tela.asp?” haverá a nomenclatura “NumFistel= e o número em questão”. Vale ressaltar que são 11 dígitos.

Dali em diante ficará fácil para ter acesso aos boletos!

E aí, a dúvida sobre Como Encontrar o Número do Fistel foi resolvida? Comente com a gente!