As aplicações de fibra óptica estão crescendo, assim como os requisitos para uma taxa de dados de alta velocidade. O gerenciamento da rede de fibra óptica está se tornando desafiador e estressante para os provedores de serviços de Internet. Fatores como flexibilidade e custos de viabilidade futura são avaliados antes do cabeamento das fibras ópticas. Para desfrutar de todas as vantagens acima e ainda permanecer abaixo do orçamento é bastante desafiador, que está sendo negociado com os distribuidores ópticos. Uma chave para uma rede de fibra óptica rápida e bem-sucedida é a capacidade de gerenciar o cabeamento de maneira adequada.
Um distribuidor óptico interno é um dispositivo usado para gerenciar adequadamente as conexões de cabo entre os recursos de comunicação e também pode integrar emenda de fibra, adaptadores de fibra óptica e terminação de fibra (ONU). O benefício adicional de um distribuidor ótico interno é o fato de que ele também pode fornecer proteção ao cabo de fibra ótica. A função primária de um distribuidor óptico interno é a mesma para todos os distribuidores disponíveis no mercado. Mas, eles vêm em todas as especificações e tamanhos diferentes para você escolher. Portanto, é vital avaliar qual deles atende às suas necessidades.
Na classificação da estrutura, os distribuidores ópticos internos podem ser divididos em três tipos, a saber:
- Suporte de parede;
- montagem no chão;
- Montagem em Rack.
Um distribuidor óptico interno de montagem em parede apresenta um design semelhante a uma caixa pequena que pode facilmente ser instalado na parede e é perfeitamente possivel ser instado em postes, no subsolo e sua aparencia é semelhante a uma pequena caixa. Sua Funcão é distribuir e organizasr as conexões ópticas. Diante disso, um distribuidor de montagem no solo geralmente tem uma estrutura fechada e é projetado para ter uma capacidade de fibra fixa e também com uma aparência atraente. Um distribuidor de montagem em parede apresenta uma linguagem de design que é modular por natureza e possui uma estrutura firme. Normalmente, esse tipo de distribuição tem se mostrado conveniente e mais confiável, deixando espaço para modificações futuras.
Um distribuidor óptico interno é geralmente o mais comum e a distribuição de fibra óptica pode aumentar a eficiência da rede em termos de custo e também pode tornar a rede confiável e flexível. Geralmente, ter um distribuidor de alta densidade é muito comum em telecomunicações e está em linha com a tendência crescente de velocidade no mundo da internet. Devido à sua importância, é vital que o distribuidor apropriado seja escolhido para o uso desejado. Fatores como estrutura da rede, número de conexões de fibra ótica e elemento de proteção são básicos e vitais para a decisão de compra. Um distribuidor ótico interno perfeito é aquele que atende às demandas da rede atual e abre espaço para futuras expansões.
https://community.fs.com/blog/basic-of-optical-distribution-frame-odf.html