CABOS OPTICOS

Apesar de alguns de nós realmente entender o que é, muitos de nós ouviu  sobre a tecnologia de fibra óptica, para explicar um tipo de uma tecnologia ou cabo usando a luz . Aqui nós descrevemos o básico , objetivo, os recursos e benefícios de tecnologia de fibra óptica, e onde usá-lo nos dias de hoje.

Tecnologia de Fibra Ótica

Fibras óticas ou fibras ópticas são fios finos e longos com aproximadamente o diâmetro de um fio de cabelo humano de vidro cuidadosamente desenhado. Conhecidos como cabos ópticos, esses fios são sempre dispostos em feixes. Contamos com ele para a transmissão de sinais luminosos de longa distância . 

Os mesmos dados que você vê na tela de um computador são codificados como sinais de luz na fonte de transmissão . Assim, uma extremidade receptora, onde o sinal de luz é decodificado, recebe os dados transmitidos pela fibra óptica. Consequentemente, a fibra óptica é um tubo para transportar sinais por longas distâncias em velocidades muito altas, que na verdade é um meio de transmissão.

Os cabos de fibra óptica foram desenvolvidos inicialmente para endoscópios na década de 1950. O objetivo era ajudar os médicos a ver o interior do paciente humano sem qualquer cirurgia de grande porte.  A engenharia de telonia na década de 1960, encontrou uma maneira de usar a mesma tecnologia usada na transmissão e recepção de chamadas telefónicas na velocidade da luz . Isso diminui para cerca de dois terços dessa velocidade e para um cabo no vácuo é de cerca de 186.000 milhas por segundo.

Processo de trabalho de fibra óptica

A luz viaja refletindo nas paredes do cabo repetidamente por um cabo de fibra óptica. Cada partícula de luz (fóton) com reflexão contínua semelhante a um espelho interno ricocheteia no tubo.

O feixe de luz viaja para baixo no núcleo do cabo. O núcleo é o meio da estrutura de vidro e do cabo. Em torno do núcleo, o revestimento é outra camada de vidro envolvida. O revestimento mantém os sinais de luz dentro do núcleo.

Classificação do cabo de fibra ótica

Os cabos de fibra óptica têm vários tipos de classificação. Para executar suas funções, muitos tipos de cabos de fibra óptica geralmente são fabricados e montados em conjuntos de cabos de fibra óptica, por exemplo 12FO, 6FO, 2FO.

Fibra de modo múltiplo e simples

Esses modos, como já mencionamos, os cabos de fibra óptica transportam sinais de luz . Ao viajar pela fibra, o feixe de luz segue um caminho conhecido como modo. Existem cabos de fibra multimodo e monomodo.

Cabos de fibra óptica multimodo são usados ​​como patch cords ou “jumpers” para interconectar equipamentos de dados. A fibra multimodo é o outro tipo de cabo de fibra óptica. É cerca de 10 vezes maior do que um cabo de modo único. Os feixes de luz podem viajar através do núcleo, seguindo uma variedade de caminhos diferentes ou em vários modos diferentes. Esses tipos de cabo só podem enviar dados em distâncias curtas. Portanto, eles são usados, entre outras aplicações, para interconectar redes de computadores. 

Existem quatro tipos de cabos de fibra óptica multimodo, identificados por “OM” (multimodo óptico). Uma associação da indústria os designou como OM1, OM2, OM3 e OM4. Eles são descritos pela ISO / IEC 11801. O padrão da OM4 foi aprovado pela TIA / EIA 492AAAD. Cada OM tem um requisito mínimo de largura de banda modal. 

A fibra monomodo é a estrutura mais simples. Ele contém um núcleo muito fino e todos os sinais viajam direto para o meio, sem ricochetear nas bordas. Os cabos de fibra óptica de modo único são normalmente usados ​​para TV, Internet e aplicativos de telefone, onde os sinais são transportados por fibras de modo único agrupadas em um feixe. 

Air Plenum

Além disso, os cabos de fibra óptica podem ser feitos para atender aos requisitos padrão da indústria do Air Plenum para instalação. São usados no interior de edifícios com compostos para revestimentos e materiais especiais. Eles atendem aos requisitos de chama e toxicidade em caso de incêndio e são chamados de cabos plenum.

Cabos de fibra ótica 2FO e 1FO

Um cabo de fibra duplex ( 2 FO ) é composto por dois fios de plástico ou vidro. Com a fibra de extremidades pré-terminadas , o cabo óptico duplex é encontrado no carretel da caixa. Este cabo é usado para comunicação duplex entre dispositivos onde um recebimento e uma transmissão separados são necessários. Geralmente é encontrado em um formato de construção “zipcord ”.  

Por outro lado, as construções para cabos de fibra óptica Simplex ( 1 FO )contêm um único fio de vidro . Normalmente, a fibra simplex é usada quando apenas uma única linha de recepção e / ou transmissão é necessária entre quando uma comunicação bidirecional em uma única fibra (sinal de dados multiplex) ou dispositivos. 

Aplicações de tecnologia de fibra óptica primária

Os fabricantes de conjuntos de cabos de fibra ótica podem usar fibra para criar construções de cabos compostos e agrupados que podem incluir cobre, fibra ótica ou, ocasionalmente, cabos de pares de energia. Além disso, a fibra é usada para criar estruturas “siamesas” (cada uma com sua própria capa, dois cabos lado a lado ) e cabos híbridos (com cabos de cobre) 

Finalmente, jumpers de fibra mais curtos ou cabos de remendo são usados ​​para interconectar várias peças de equipamentos eletrônicos em um armário de telecomunicações , sala de servidores ou data center.

Fibra óptica usa em vidas diárias

Além da aplicação primária mencionada na seção acima, existem alguns usos de fibra óptica em nossas vidas diárias que incluem aplicações como

  •  Exame médico      
  •  Rede de Computadores      
  •  Broadcasting      
  •  Equipamento militar :      

Recentemente , muitos usos de fibra óptica têm surgido. Por exemplo, cabos de fibra óptica se tornaram a base para WANs, MANs e LANs. Tem havido uma tendência para os aplicativos XXXX de FTTX ou Fibra . Então ,os cabos utilizado em projeto de de fibra óptica também pode ser usado para:   

  •  Casa (FTTH)      
  •  Premissa (FTTP)      
  •  Curb (FTTC)      
  •  Nó (FTTN)      
  •  Edifício (FTTB)      

Os usos da fibra óptica eram principalmente linhas de cabos de backbone e backhaul e inicialmente projetadas para transportar sinais para áreas mais povoadas. Com o tempo, esses cabos expandiram seu alcance para edifícios comerciais e residências, etc., o que deu origem à tendência FTTX.

Principal lição

Uma expansão / disseminação imparável em contextos e formas de aplicação crescentes é o futuro das fibras ópticas . Neste artigo, acabamos de sugerir a descrição geral dos cabos de fibra óptica e seus privilégios nos contextos dos cabos padrão sob certos aspectos de sensores e comunicações.

Sem esquecer ambientes menos importantes ou sofisticados, como fábricas de tecidos para alcançar novos efeitos impressionantes e a combinação de fibras ópticas ou iluminação, existem muitas aplicações além de segurança, medicina e militar. No passado, falar em fibras ópticas significava falar de uma tecnologia quase exótica, prerrogativa apenas dos players do setor; hoje eles são uma presença cada vez mais difundida.

fonte: https://fdocuments.in/document/00-step-module-08.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *