Caso necessite de uma nova linha pré-paga para telefones móveis, é bom ficar atento, pois as empresas contam com um novo procedimento para a habilitação do chip. Após adquiri-lo, o cliente precisará responder a algumas perguntas para validar seus dados pessoais e isso tudo será feito utilizando seu próprio celular.

Esta implementação começou em 6 de julho nas áreas que utilizam o Código Nacional 62 (Código Nacional é o antigo DDD) e no restante do país a partir de 31 de agosto.

Esta mudança foi feita, tendo em conta que haverá um controle e uma atualização das bases cadastrais mais fidedignas e cada vez mais distantes das possíveis fraudes. Lembrando que ela começou a ocorrer em abril de 2019, apresentado pela Algar, Oi, Sercomtel, Claro, Vivo e Tim, num plano aprovado pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e conhecido como Plano de Ação Setorial.

COMO VAI FUNCIONAR?

Depois que o cliente insere o chip, será direcionado automaticamente para o Processo Automatizado de Atendimento e precisará informar seu CPF por meio de digitação. Feito isso, perguntas de múltipla escolha relacionadas às informações associadas ao CPF informado anteriormente aparecerão na tela para serem respondidas.

Se respondidas corretamente e dentro do período de 24 horas, a linha é ativada.

MAS E SE NÃO RESPONDER DENTRO DO PRAZO?

Caso não passe do prazo ou se equivoque em algumas das questões, o chip não será ativado. Mas calma! A empresa enviará uma mensagem via SMS pelo número 7737 com as perguntas. Se os erros ou atrasos persistirem, tal ativação será feita apenas via call center ou indo até a loja física mais próxima.

O PASSO A PASSO DO PROJETO

Uma campanha iniciada em abril de 2019 e intitulada Projeto Cadastro Pré-Pago, teve como intuito atualizar a base dos serviços pré-pagos de telefonia móvel. Neste ano de 2020, diversas empresas de telefonia como a Algar, Claro, Oi, Tim, Vivo e Sercomtel criaram o site CadastroPre.com.br, onde é possível pesquisar via CPF e prestadora quais são as linhas pré-pagas existentes (informações como nome, número do telefone e quantidade de linhas serão omitidas por motivos de sigilo e privacidade).

Caso encontre alguma informação que julgue incoerente, poderá entrar em contato com a operadora em questão e fazer a solicitação de cancelamento ou mesmo desvincular seu nome da linha. O processo para tal pedido poderá demorar de 24 a 48 horas.

A partir de novembro de 2020 a fase 3 entrará em vigor e, com ela, chegarão novos processos para que o chip seja ativado. Soma-se ainda, neste processo, a digitalização dos documentos por meio do celular do usuário.

Obs.: se o cliente for de fora do Brasil e não possuir CPF a validação deverá ser feita apenas nas lojas e será solicitado nome completo e Número do Passaporte.

DÚVIDAS E SOLICITAÇÕES

O cliente poderá entrar em contato direto com a sua operadora para tirar dúvidas a respeito do tema ou para fazer algum tipo de solicitação. Seguem os sites e as Centrais de Atendimento:

 

Operadora

Número de telefone

Home page

Algar

1055

https://algartelecom.com.br/para-voce/atendimento/comunicados

Claro

1052

https://www.claro.com.br/institucional/regulatorio/cadastro-pre

Telefônica ( VIVO )

1058


https://www.vivo.com.br/para-voce/ajuda/duvidas/celular/vivo-pre/recadastro-pre-pago
 

Tim

1056

https://www.tim.com.br/sp/para-voce/projeto-cadastro-pre

Oi

1057

https://www.oi.com.br/celular/pre-pago/atualizar-cadastro

Srcomtel

1051

https://www.sercomtel.com.br/cadastro-pre-pago/