Qual a diferença entre backbone e backhaul?

Há, geralmente, uma confusão entre os termos backbone e backhaul. Muitas vezes tratados como sinônimos até mesmo por alguns profissionais da área de telecomunicações, essas palavras possuem definições diferentes.

Mas antes de vermos o que cada termo significa, vamos relembrar um pouco como funciona a rede mundial de internet?

World Wide Web

Como o próprio nome já diz, a Rede Mundial de Internet funciona como uma rede. Para seu computador acessar algum site, ele necessita de um modem ou roteador que, por sua vez, recebe o sinal da operadora contratada. Os dados, porém, não são gerados pela central da operadora, mas, sim, no servidor onde este site está hospedado — muitas vezes esse servidor está localizado em outro país.

Ou seja, para abrir um único site, os dados da sua solicitação saem da sua casa, passa pela central da operadora, chega ao servidor, que deve fazer o caminho contrário já com as informações solicitadas.

E onde entra o backbone nessa rede?

Backbone, em tradução livre, significa “espinha dorsal”, o que já dá uma ideia sobre o funcionamento e importância dessa estrutura. O backbone ajuda justamente nessas longas viagens feitas pelos dados. Eles interligam as operadoras com os servidores, facilitando a chegada de dados até a sua casa.

Pela grande quantidade de dados que passam pelos backbones, eles utilizam fibras óticas e protocolos especiais de transferência de dados, podendo chegar a velocidades impressionantes como mais de 100 terabytes por segundo.

E o backhaul?

Backhaul é parte de uma rede de telecomunicações que tem como objetivo fazer a ligação entre o backbone e as sub-redes periféricas. Podemos pegar como exemplo uma rede de telefonia celular ou internet. Enquanto uma única torre constitui a sub-rede local, é o backhaul que vai realizar a conexão dessa torre ao restante do mundo se utilizando de um link com o núcleo da rede.

backbone

Parecidos, mas não iguais

Justamente por isso, há uma grande confusão entre os termos. Backbones a backhauls são estruturas interdependentes, o que não significa que sejam iguais.

Na prática, se um backhaul parar de funcionar, você vai, no máximo, deixar de acessar um ou dois sites. Já se um backbone cair, aí você perderá completamente a conexão.