Os conjuntos de cabos multiportas são responsáveis pelo fornecimento rápido de informações em data center. Este processo ocorre utilizando fibra óptica com cabos que contam com 12 fibras individuais e um conector MPO ou MTP, deixando a comunicação entre links de rack a rack mais robusta e confiável.

E esta opção ‘plug and play’ de conectores já foi testada diversas vezes e os resultados têm sido bastante satisfatórios.

CONECTORES MPO (Multifibre Push On)

Conector MPO

São conectores multifibra definidos como dispositivos de interconexão de fibra óptica e componentes passivos e representam um novo padrão para as tecnologias de conexão.

CONECTORES MTP (Multifiber Termination Push On)

Registrado pela empresa US Conec, o MTP é totalmente compatível com os padrões MPO, ou seja, um conector MTP é, basicamente, um conector MPO.

Sua descrição assinala que, se comparado com seu “concorrente”, há um maior aprimoramentos de engenharia para que seja mais eficaz no que diz respeito ao desempenho óptico e mecânico.

MAS AINDA ASSIM, HÁ PEQUENAS DIFERENÇAS

  • Você poderá perceber que as fibras do MPO contam com acabamento retangular nas pontas, enquanto que, nas fibras MTP, elas são arredondadas;
  • Este formato arredondado nas fibras MTP ajuda no acoplamento, sem perdas com os conectores fêmeas;
  • Diferentemente de seu concorrente, não há possibilidade de acoplamento e conectividade entre os MOP de 12 fios e os de 24 fios.

APLICAÇÕES IMPORTANTES

Com o aprimoramento dos conectores de próxima geração MPO, poderemos ter um avanço significativo no que diz respeito ao desempenho óptico, mecânico e ambiental. Isso fará com que a capacidade das fibras nos serviços de taxa de dados mais altos se torne mais ágil.

Os conectores MPO trarão para os ambientes de data center:

  • Perdas de retorno semelhantes aos conectores de fibra única;
  • Economia no espaço para ambientes de fibra de alta densidade;
  • Instalação mais rápida e prática e, com isso, custos reduzidos;
  • Conformidade com os padrões IEC 61754-7; IEC 61755-3-31 e IEC 61753-1.

Para que esta inovação fosse alcançada, os engenheiros precisaram fazer mudanças de design que incluíram:

  • Modificações dos materiais que garantam, mesmo com grande faixa de temperatura, um desempenho confiável (especificado na IEC 61755-3-31);
  • Substituição do conjunto de cabo plano e uma série de pesquisas para alcançarem baixa perda em todas as 12 fibras;
  • Utilização de fibras com raio de curvatura reduzido.

Dito isso e com tantos provedores ao redor do mundo que dependerão deste tipo de conector para diminuir custos e acelerar as instalações, é correto afirmar que o MPO aprimorado está pronto para dialogar perfeitamente com as redes de alta velocidade do futuro.