- Introdução
- Provedores com licença SCM
- Provedores com licença SMP
- Provedores com licença SeAC
- Provedores com licença SFTC
- Acesso ao sistema e o Manual DICI
- Sistema DICI é disponibilizado para teste
Introdução
Depois do dia 1/02/2021, as Coletas de Dados da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) será feita pelo Sistema DICI. Esta mudança ocorreu após a Resolução Nº 712/2019 ser aprovada.
Esta é uma regulamentação que possibilita manutenção e acompanhamento nas informações referentes a SCM (Serviço de Comunicação Multimídia), SMP (Serviço Móvel Pessoal), STFC (Serviço de Telefonia Fixa Comutada) e outros serviços relacionados a TV por assinatura.
O Sistema DICI mudou para que fosse devidamente adequada às novas normativas da Agência e da sociedade como um todo. Isto ocorreu após as edições dos Despachos Decisórios após as edições dos Despachos Decisórios 16/2020/SUE, 17/2020/SUE, 18/2020/SUE, 19/2020/SUE, e 21/2020/SUEapós as edições dos Despachos Decisórios 16/2020/SUE, 17/2020/SUE, 18/2020/SUE, 19/2020/SUE, e 21/2020/SUE.
Abaixo você poderá conferir tudo que precisa saber sobre cada uma destas coletas, dividas por setor. Então, vamos a elas:
Provedores com licença SCM
- Para todas as empresas prestadoras deste tipo de serviço;
- Com ou sem outorga;
- Para empresas de todos os portes;
- Mudança na extensão do arquivo de XML e passará a ser CSV;
- Consumidores divididos pelos combos contratados e tecnologias empregadas.
Provedores com licença SMP
- Agora, há uma melhor separação mediante a qual município será associado a cada grupo;
- Maior acompanhamento na utilização dos serviços de dados e voz;
- Os arquivos terão a extensão xmllint ou xml.js.
Provedores com licença SeAC
- TV POR ASSINATURA (compõem este nicho TVA, TVC, MMDS, SeAC e DTH);
- Consumidores divididos pelos combos contratados e tecnologias empregadas.
Provedores com licença SFTC
- Agora haverá entrada única para sistemas SGQ e SGMU;
- Todas as prestadoras precisarão informar para a Agência o mesmo tipo de dados;
- Os arquivos terão extensão CSV;
- Para empresas com concessão local, acesse este link para saber mais sobre o envio de informações complementares: http://sei.anatel.gov.br/sei/modulos/pesquisa/md_pesq_documento_consulta_externa.php?eEP-wqk1skrd8hSlk5Z3rN4EVg9uLJqrLYJw_9INcO7rR3-14lNaqsfSWYCywp07WbJer25pFuM9i_NpNhS4Cg2TC56xI4aZM-aQJMYAOhai4yr8DI_qzH0idxgvekYX
Acesso ao sistema e o Manual DICI

A Anatel colocará em seu site uma lista de novas tecnologias públicas. Desta forma, se houver a necessidade de inserção de outras, basta que a prestadora solicite a inclusão.
Conforme informado pela própria Anatel, vale ressaltar que:
“Para facilitar a busca por informações a respeito dessas novas coletas a Agência disponibilizou na página Coleta de Dados de Acessos todos os manuais e modelos de arquivos de cada uma delas.
A partir de fevereiro de 2021, a caixa corporativa sici@anatel.gov.br será encerrada, e assuntos sobre os dados de acessos serão tratados pela caixa corporativa acessos@anatel.gov.br”
Sistema DICI é disponibilizado para teste
No 12/01/2021 Anatel disponibilizou o sistema DICI para os provedores de internet e/ou com outorga SMP possam estar se habituando a nova coleta de dados e salientam que deverá ser utilizado a opção de pesquisa o ano 2020.
Fonte: Anatel
E você, entendeu melhor a respeito das Coletas de Dados da Anatel? Para qualquer sugestão ou dúvida, estamos à disposição para atende-los.