Declarações financeiras auditadas

Todas as empresas, sejam elas públicas ou privadas, devem fazer demonstrações financeiras. Tudo para que as autoridades tomem ciência de que não houveram equívocos neste montante ao longo daquele período pré-determinado.

Dentro os demonstrativos mais importantes e conhecidos estão o Balanço patrimonial, a Demonstração do resultado do exercício e o Fluxo de Caixa Demonstração.

Há contadores que se responsabilizam por isso, garantindo tanto aos bancos quanto aos fornecedores e investidores que sua marca é confiável e, caso necessite, possa adquirir empréstimos, por exemplo.

Depois desta auditoria, são duas as possibilidades:

  • Está tudo certo e não precisam ser feitos ajustes;
  • O gestor é chamado pelo contador para tentarem entender e tomar medidas corretivas a respeito dos pontos levantados.

Conhece os tipos de demonstrações financeiras auditadas? Se a resposta foi ‘não’, então vem com a gente que explicaremos para você.

Demonstração de Resultados

Este é um documento extremamente importante. No caso, mostra quais foram as receitas e despesas de sua empresa dentro do período de um ano. Sendo que, nas últimas linhas, irão ser reveladas o montante de lucros ou prejuízos.

Se for uma empresa de capital aberto, pode incluir todas as demonstrações financeiras emitidas. O contador tem a obrigação de verificar, precisamente, se o livro caixa e os livros de contas individuais estão em comum acordo e com montantes iguais.

Balanço Patrimonial

Este segundo item de nossa lista, chamado Balanço Patrimonial, é um documento que, normalmente, é apresentado no final do ano fiscal. Porém, pode ser revelado a qualquer época.

Um exemplo claro disso é quando as empresas pedem empréstimo. Um dos trâmites para o aceite do banco ou financiadora é a apresentação do mesmo. Aqui, são revelados não só os ativos e passivos, como o patrimônio da marca.

Os itens nas colunas de ativos e passivos são apresentados em ordem de liquidez, com maior destaque para os itens relatados que obtiveram lucro. O contador, assim como no item acima, pode verificar a existência de ativos e passivos e a exatidão dos montantes apresentados.

Demonstração do Fluxo de Caixa

A demonstração do fluxo de caixa pode e deve ser anexada nas demonstrações financeiras, por isso, peça ao seu contador.

Ela irá revelar as entradas e as saídas de caixa durante o ano fiscal (ou dos meses que forem necessários). É uma forma de analisar a saúde financeira e entender, por um ângulo mais completo, qual a capacidade da empresa de cumprir suas obrigações a curto, médio e longo prazo e continuar operando estavelmente.

O contador ou auditor compreende todas as entradas usando uma relação do extrato bancário, além de verificar a exatidão das notas de rodapé.

Carta de Opinião de Auditoria
Depois de todo o processo feito, o responsável pela auditoria redige uma carta com a opinião sobre o mesmo. Isso é incluído nas demonstrações financeiras.

Em poucas palavras, o profissional revela não só as revisões feitas mediante as demonstrações, como mostra o método utilizado.

Se não houver erros, será emitida uma espécie de aval com a opinião da auditoria, que representará uma visão verdadeira e apropriada do desempenho e da posição da empresa.

Esperamos ter ajudado. E para maiores informações, entre em contato conosco.

Fonte: corporatefinanceinstitute

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *