COMO FAZER A ANÁLISE DO BALANÇO

Tudo isso que comentamos até o momento é apenas a ‘ponta do iceberg’. Agora, precisará entender como fazer a análise do balanço, para ter a seu favor tudo o que os números dizem.

A melhor técnica para analisar um balanço patrimonial é através dos índices financeiros. Com isso, você usará fórmulas para determinar a saúde financeira da empresa, além de sua eficiência operacional.

Existem dois tipos de proporções que você pode usar:

  • Índices de solidez financeira: que informa se a empresa pode cumprir suas obrigações de dividendos.
  • Índices de atividade: se concentram em contas correntes, contas a receber, contas a pagar e estoque, só para citar alguns.

Usando essas informações, baseadas nos índices acima, um contador pode analisar mais profundamente a saúde financeira de uma empresa.

Novamente, os balanços são úteis, mas são apenas superficiais. Uma análise mais aprofundada é sempre necessária se você ou seus sócios preferirem determinar a saúde de um investimento ou empresa.

Quem prepara os balanços?

Os balanços podem ser elaborados por vários indivíduos e até pelos próprios gestores. Mas nós aconselhamos que contrate contadores, pois estes podem preparar e examinar os balanços. E evita-se qualquer indisposição com aqueles que colocaram dinheiro na marca.

Agora, se isso for feito em uma empresa pública, os contadores examinam os documentos e realizam auditorias externas. Os balanços públicos também devem ser arquivados regularmente.

Dito isso, é correto afirmar que os mesmos são criados e gerenciados por várias pessoas. Mais do que cópias precisam ser mantidas com estes membros e atualizadas de tempos em tempos.

Por que o Balanço Patrimonial é Importante?

Um balanço patrimonial é uma demonstração financeira importante que fornece um resumo da saúde financeira de sua empresa em um determinado momento.

Dá até para analisar seu balanço patrimonial em conjunto com suas outras demonstrações financeiras. Dessa forma, o dinamismo de entendimento será completo, lembrando que tanto a análise de balanço quanto o balanço patrimonial fornecerão as seguintes informações sobre o seu negócio:

  • Liquidez

Se apenas comprasse o ativo circulante com o passivo circulante, não teria uma visão perfeita no que diz respeito à liquidez da marca.

Porém, fazendo isso, terá o montante que tem atualmente. É importante ter como uma espécie de ‘plano B’, uma quantia para pagamento de algumas obrigações que forem aparecendo nos meses subsequentes.

Seus ativos, obviamente, devem ser maiores que os passivos.

  • Eficiência

Ao comparar a demonstração de resultados com o balanço, você terá na sua frente a eficiência com que sua empresa usa seus ativos. E tenha a certeza de que um sem número de marcas não sabe medi-la.

  • Aproveitamento

Achou que são ‘apenas’ estes os objetivos? Claro que não! A análise pode ajudá-lo a compreender quanto de aproveitamento de risco financeiro enfrenta.

Para isso, é necessário que se verifique as dívidas com o patrimônio.

Quais são as demonstrações financeiras básicas?

Voltando a falar do balanço patrimonial, ele conta com uma série de quatro demonstrações financeiras básicas. Confira abaixo um resumo de cada uma delas:

  • Demonstração de renda: Aqui terá informações como receitas, despesas, lucros e perdas gerados durante um período específico. Por tudo isso, é o mais importante dos quatro.
  • Balanço Patrimonial: Aqui encontramos ativos, passivos e patrimônio dos acionistas de uma empresa, também em um período pré-determinado.
  • Demonstração do fluxo de caixa: Este terceiro item mostra o dinheiro que entrou e saiu de seu caixa num período específico. Tem toda a importância para quem é credor e investidor. Pois há um acesso ao montante e se o mesmo pagará as dívidas ou não.
  • Demonstração de Lucros Acumulados: Esta parte, normalmente é composta de outros itens. Estes incluem pagamentos de dividendos, venda ou recompra de ações, mudanças nos lucros ou prejuízos e etc.

Os Balanços Têm Desvantagens?

A resposta para esta pergunta é sim.

Mesmo que possam ser muito importantes para todos os componentes da empresa, mostram apenas as métricas financeiras em um único período. Portanto, os balanços não são, necessariamente, bons para prever o desempenho futuro.

Para uma melhor análise, os contadores pedem dados de outros formulários também. Então, esteja preparado para buscar:

  • Demonstração do fluxo de caixa ou;
  • Demonstrações de resultados dinâmicos.

E ainda há outra desvantagem.

Estes sistemas contábeis dão a chance para que gerentes (que usam de má fé) alterem os números do balanço. Dando início à corrupção. Portanto, fique atento.

Esperamos ter ajudado. E para maiores informações, entre em contato conosco.

fonte: corporatefinanceinstitute

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *