4G COMO VALOR AGREGADO

No texto sobre “O que é MVNO?” pontuamos sobre a importância do 4G como valor agregado. Detalhar melhor todo este processo que poderá ser vital para o futuro tecnológico de empresas e usuários comuns.

Ressaltamos que tal chegada e, porque não, reformulação, é positiva e caberá no bolso de todos, basta, no momento, entendermos como estruturar o produto junto aos provedores, que precisarão integrá-lo dentro de seu portfólio.

A sacada é que quando isso ocorre e a marca se posiciona, a visibilidade é totalmente diferente – independentemente se seu provedor tem uma quantidade grande ou pequena de clientes.

Toda vez que um mercado incia, não ha concorrência, pois ainda não houve consolidação. Há anos atrás este risco era menor. A partir deste firmamento no mercado, o mundo todo olha para isso e a concorrência aumenta”.

PROVEDOR COM SOLUÇÕES COMPLETAS OU COM APENAS UM PRODUTO?

Quanto mais benefícios o provedor oferecer ao cliente, melhor! Por isso, se uma empresa tiver uma opção a mais que sua concorrente, por menor que seja, ela sairá na frente.

Facilidade e comodidade são palavras que devem se manter no vocabulário da empresa, pois imagine: seu concorrente presta serviços e distribui combos de internet + TV + telefone. Você disponibiliza apenas combos de internet. Qual acha que irá vender mais?

Esta é a premissa básica do marketing, que sempre funcionou e sempre funcionará… Independentemente da época ou do local.

A IMPORTÂNCIA DA INOVAÇÃO

Trabalhar no segmento de internet e não ser inovador é um grande problema. E nós do ramo das telecomunicações, temos a obrigação de sermos inovadores. Assim como precisamos ter o feeling para entendermos determinadas tendências e nos anteciparmos para sairmos na frente (muitos que foram resistentes à troca de internet via rádio para fibra óptica perderam clientes e sentiram isso no bolso).

Numa live oferecida pela FiberSchool, Crys Veronezi, da Vero Soluções, expôs que “uma estratégia bem feita, um diferencial bem planejado, um atendimento bem personalizado, um plano comercial efetivo. São somatórias que não tem como dar errado” e complementou “nunca vamos ganhar dinheiro vendendo MVNO como ocorreu com a internet. Mas isso vai nos trazer fidelidade e incentivo, principalmente quando nos comparamos com os concorrentes e grandes players. Então é assim que temos que olhar o mercado de provedor neste momento”.

Claro ou Vivo, para citar algumas, passam por reciclagem em seus parques de acesso e são forçadas a trocar seus equipamentos a médio ou longo prazo. E o Brasil está atrasado no que diz respeito à universalização do sinal 4G, muito por conta de ausência de investimento.

Então não fará sentido, para um número pequeno de empresas, operar com uma solução dessas (precisará aprender mais e depois entrar com tal oferta). Mas, em sua grande maioria, as ISPs se encaixarão neste conceito, desde que possam fornecer internet dentro e fora de casa para seus assinantes.

Quanto às vendas, caso você, dono de empresa, não souber vender 4G, lembre-se dos bons relacionamentos e das pessoas de confiança que possam ajuda-lo. Isso será um fator primordial para executar seus desafios corretamente e com coerência. “Se disser não para a tecnologia, você estará num retrocesso”, comenta Nicola Sanches, da Matrix.

Outro exemplo que Nicola Sanches sugeriu foi o seguinte: “numa temos apenas um acesso à internet, um único ponto de fibra. Com o chip você vai entregar sinal para todas as pessoas da família. E hoje todo mundo tem celular, desde as crianças até os idosos” e continua “em cada casa você terá, no mínimo, quatro acessos por chip. Então, multiplique o resultado que teria de um contrato de assinante, por quatro”.

VENDAS E AUMENTO DE CLIENTES

Quando o assunto são vendas e aumento de clientes, Leandro Quintão, da 5G Consultoria, crava que “completamos, em pouco tempo, 5 mil assinantes num provedor que tinha 2,5 mil. Completamos isso trabalhando com os canais de venda, que são online, por telefone, com organização de callcenter, sistema Matrix e de PAP. A minha rede também precisa estar estável. Lembrando que o MVNO é um meio e não vai se vender sozinho, precisarei desta diversificação. Ele vem para somar e precisaremos organizar nossos bastidores”.

MAIS SOBRE PROVEDORES EM CIDADES PEQUENAS

Novos provedores poderão sentir dificuldades ao entrarem em cidades pequenas pela falta de espaço nos postes. Esta é uma operação trabalhosa e difícil.

No 4G, o Brasil todo poderá vender chips para seus clientes e dentro de suas regiões. Tendo esta possibilidade, os provedores precisarão ter planejamentos com boas estratégias de venda e marketing.

Em outro apontamento, Nicola Sanches, da Matrix nos fala que “se você é provedor e ainda está pequeno, saiba que crescimento é uma jornada que pode demorar 20, 30 ou 40 anos para construir uma empresa grande. Se não se preparar para competir globalmente, você estará arriscando muito o seu negócio”.

QUEBRANDO ALGUNS MITOS

  • O 4G é estratégia para seu negócio;
  • Forma para criar um relacionamento melhor com seu cliente;
  • Aprenda sobre a nova tecnologia e tente avaliar a questão de custos versus ganhos futuros;
  • Telecomunicações é um jogo de longo prazo, para se trabalhar um período de 10, 15 ou 20 anos. Por isso, analise gastos desta forma e não de forma “mensal”;
  • Assim como ocorreu com a fibra óptica, o 4G fortalecerá a marca de sua empresa;
  • Estes saltos tecnológicos são cíclicos e nunca vão parar. Antes a novidade era a fibra óptica, hoje é o 4G e em breve, qual será?

Crys Veronezi, da Vero Soluções, utiliza toda sua experiência na área e cita que “a hora é de se lançar. Tem que fazer acontecer e não dá mais para brincarmos e ficarmos no amadorismo”.

E aí empresário, compreendeu melhor sobre a importância do 4G como valor agregado? Comente com a gente e qualquer dúvida, estamos à disposição!