O teste beta da Starlink espera abordar a divisão digital entre as áreas rurais e urbanas com seus serviços de Internet de alta velocidade. É particularmente útil para os locais distantes onde a infraestrutura empobrecida ainda está em processo de desenvolvimento. Depois de receber as encomendas com “Better than Nothing” ( Melhor do que nada ) em fevereiro, houve mais de 10 mil assinantes para os serviços beta. Com mais de meio milhão de pedidos de clientes em potencial, a empresa está atraindo com sucesso o interesse de mais clientes, além de pavimentar as instalações de rede avançadas.
Elon Musk, CEO da SpaceX, garantiu que não seria um problema fornecer serviços ininterruptos aos clientes até que a empresa continuasse recebendo a demanda de milhões de usuários. Ele está determinado a atender a demanda de 500.000 inscrições iniciais sem nenhum problema. No entanto, o Space X está ansioso para a expansão da infraestrutura, fazendo um acordo com o Google para a instalação de estações terrestres nas propriedades do data center e usando a rede privada da nuvem do Google. Depois de obter a nova permissão da FCC (Federal Communications Commission), os satélites da SpaceX serão capazes de se mover 50% mais perto da atmosfera da Terra, o que melhorará a latência e a taxa de desempenho geral da rede.
Atualmente, 1.500 satélites Starlink estão trabalhando com programas recorrentes de iniciação de 60 satélites e Musk está planejando desenvolver serviços de Internet para aviões, RVs, navios e caminhões. A FCC está analisando a inscrição enviada para Earth Stations in Motion; entretanto, a aprovação permitirá uma conexão ininterrupta à Internet por meio do Starlink.
De acordo com o aplicativo, o hardware sugerido para aeronaves e veículos é semelhante ao hardware doméstico recente da Starlink. É constituído por diferentes sistemas de montagem que exigem a montagem de instaladores competentes. Com o avanço consistente da infraestrutura e o estabelecimento de novas estações, os clientes em potencial poderão receber melhores serviços e confiabilidade da Empresa Starlink. Se tudo correr com o planejamento inicial, o Starlink completará seu teste beta no verão de 2021. Outros satélites enviam satélites massivos em uma órbita aproximada de 22.000 milhas da Terra para melhorar sua cobertura; no entanto, diminui ainda mais a conectividade.
Por outro lado, alguns novos satélites estão circulando no mercado nos últimos anos. Esses satélites ficam em uma órbita de 1200 milhas da superfície da Terra para diminuir a latência e formar uma conexão estável para os clientes. A maioria dos satélites tem cobertura menor e as empresas costumam tentar desenvolver satélites maiores. No entanto, a FCC deve aprovar a posição apropriada desses satélites e solicitar a instigação do satélite.
A SpaceX não é a única empresa em ascensão que oferece serviços de Internet via satélite; existem muitas outras empresas na competição para vencer a corrida. Alguns deles não receberam reconhecimento como Starlink. Portanto, a Starlink é a única empresa LEO ISP famosa para seus clientes domésticos. Além disso, esta empresa está aprimorando sua infraestrutura em um ritmo mais rápido com seus foguetes reutilizáveis.
Na competição de enviar inúmeros satélites da Starlink para vencer a corrida, seus concorrentes estão constantemente observando seu progresso e fazendo o melhor para avançar em sua infraestrutura também. Algumas empresas chinesas planejam lançar mais de 13.000 satélites sob o projeto de internet via satélite Guowang a uma distância semelhante da Terra. Da mesma forma, a Amazon está trabalhando em sua constelação conhecida como Projeto Kuiper depois de investir 10 bilhões de dólares no ano passado. Seu plano é alcançar 3326 satélites oferecendo serviços de Internet em todo o mundo. A FCC ordenou que a Amazon implemente 1.600 satélites até o final de julho de 2026.
Apesar de receber críticas e repulsa de grandes empresas, a SpaceX recebeu recentemente a aprovação da FCC para permitir 2.814 satélites mais próximos dos anteriores. No entanto, empresas como Amazon e Viasat expressaram preocupações sobre a segurança e possível interferência com o sistema de satélite Kuiper. No entanto, a Amazon vai ter menos satélites do que OneWeb e SpaceX, a constelação vai operar a 630 km ou menos, que é maior do que o alcance aproximado de 570 km de satélites SpaceX.
Segundo o site da Starlink, a velocidade aproximada da internet varia entre 50-150 Mbps e a SpaceX confirma as matrizes discutidas. Embora a confiabilidade e a velocidade da Internet venham a aumentar, os clientes estão extasiados com os serviços gerais. É mais como receber a velocidade da Internet que antes era inatingível.
Embora a Starlink esteja garantindo uma ótima primeira impressão em seus clientes, esse sucesso não vem sem algum cinismo. Alguns usuários expressaram preocupações relacionadas à sua privacidade e à quantidade de consumo de dados pela SpaceX. Vários usuários ficaram frustrados com a instalação do hardware porque ele requer uma visão clara do céu para funcionar corretamente. Enquanto outros casos relatados de diminuição da velocidade em condições meteorológicas extremas. Alguns acreditam que os provedores locais de Internet são os melhores em oferecer conexões confiáveis a seus clientes; no entanto, eles precisarão melhorar as estratégias de retenção para competir com sucesso com o Starlink.