Starlinks, a empresa de satélite de Elon Musk já começou a aceitar os endereços nacionais depois de chegar notavelmente ao país. A empresa lançou dois CNPJs durante a pré-venda para venda de internet até 150 Mbps no Brasil . Enquanto compete constantemente com a Viasat e a Hughesnet, a Starlinks requer autorização da Anatel.
O objetivo principal do projeto Starlink é oferecer acesso rápido e ilimitado à Internet em todo o mundo. Existem 1.672 satélites em órbita para este projeto; no entanto, a empresa está determinada a atingir 1.680 na fase inicial. A empresa espera oferecer cobertura de internet no Brasil até o final de 2021.
A Starlink Brasil Serviços de Internet Ltda concluiu seu processo de registro na Receita Federal em 18 de dezembro de 2020. Embora o principal movimento econômico seja a oferta de telecomunicações por satélite, a empresa compartilha um capital médio de R $ 800.000 com outra empresa conhecida como Starlink Brazil Holding Ltda. .
A chegada do Starlink é uma notícia extremamente agradável para comunidades isoladas e regiões do Brasil que têm sofrido com pouco ou nenhum acesso aos serviços tradicionais de internet há tanto tempo. Isso parece construir uma rede digital aumentada pela crescente demanda por aprendizado, negócios de comércio eletrônico e trabalho remoto, especialmente durante esta pandemia.
A empresa afirma oferecer uma taxa de transferência de dados de 50-150 Mbps em 20-40 milissegundos; no entanto, os serviços são bastante promissores até agora. Os usuários atuais relataram uma velocidade média de download de 80 Mbps a 150 Mbps junto com uma velocidade de upload de 30 Mbps em 30 milissegundos. Starlink alertou sobre pouca ou nenhuma conectividade na fase de implantação, mas o tempo de atividade e a taxa de latência irão melhorar com a indução contínua de mais satélites, estações terrestres e software aprimorado.
Atualmente, duas empresas brasileiras estão vendendo a internet por meio de satélites. A Viasat oferece planos que variam de 10 Mbps a 30 Mbps cobrando R $ 349 a R $ 619. Além disso, a empresa oferece um limite de velocidade entre 40GB e 160 GB. Após ultrapassar o limite do pacote subscrito, a velocidade da internet cai para 128kbps e cobra R $ 10 com gigabytes extras. Consequentemente, a HughesNet está oferecendo 10Mbps-25Mbps com uma mensalidade que varia entre R $ 179,90- R $ 599,90. O limite de uso difere entre 40 GB-80 GB por mês e a velocidade reduz para 1 Mbps no final do pacote selecionado.
Starlink oferece algumas vantagens promissoras como velocidade de download e upload de até 100 Mbps em comparação com outras empresas. A latência atual difere entre 20 ms a 40 ms com satélites de órbita baixa; no entanto, outras empresas estão oferecendo 600 ms em condições estáveis. O custo é aproximadamente maior para o Starlink, mas será atraente para usuários que não estão satisfeitos com os serviços tradicionais de banda larga no país. Os serviços de banda larga da Starlink estão disponíveis por US $ 99 ou aproximadamente R $ 530 por mês. Os clientes precisam pagar pela antena e roteador que custam cerca de US $ 499 ou R $ 2700.