Você já reparou que em todos os equipamentos de telecomunicações no Brasil, existe um selo da Anatel? Pois bem, essa é uma etapa muito importante de verificação de qualidade e funcionalidade do produto, garantindo para o usuário de tal aparelho, segurança e durabilidade.
Neste texto veremos a importância desta homologação.
Qual a importância da homologação?
Como mencionamos acima, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), adiciona a diversos aparelhos um selo de qualidade e garantia.
Mas para que serve esse selo?
Ele é responsável por garantir a segurança na compra do consumidor, dando respaldo em caso de problemas técnicos que possam surgir à frente. Por isso, é importante que usemos somente produtos homologados pela Agência, em conformidade com a resolução 242/2000.
Essa segurança pode variar desde a voltagem, que no Brasil varia de 110 a 220 volts, assim como frequência, pois aparelhos não homologados podem apresentar frequências diferentes às do nosso território.
Essa situação facilitaria a geração de problemas sérios e até mesmo acidentes graves como incêndios. Sem falar no mau desempenho e funcionamento do aparelho. Segurança e qualidade, essa é a função dos ensaios laboratoriais.
Como funcionam os testes e ensaios laboratoriais?
Como funcionam a certificação e homologação de produtos, visto que não é somente a Anatel que realiza os testes?
A Anatel realiza diversos testes, porém, quando uma empresa ou companhia pretende lançar um produto em território nacional, dispõe de ensaios e testes que devem ser realizados e apresentados em um prazo pré-determinado.
A Anatel dispõe as regras e ensaios, como:
- Testes de picos de energia;
- Testes laboratoriais;
- Qualidade de sinal;
- Avaliação de qualidade de produto.
Com a aprovação dos especialistas, esse produto pode vir a receber o certificado de homologação da Anatel. Isso é feito em todos os países.
Quais aparelhos necessitam de homologação?
Sabemos que celulares, bem como suas baterias precisam desse selo de homologação, porém, quais outros produtos se somam à lista?
Os consumidores devem estar atentos a equipamentos como:
- Fones de ouvido;
- Modem;
- Microfones;
- Modem adcl.
Procure pelo selo, mas para ampliar essa garantia, o site da Anatel conta com uma lista de produtos certificados, contendo inúmeros detalhes sobre o mesmo.
Além disso, o cliente pode consultar previamente, tendo maior certeza da qualidade do produto que quer adquirir. Verifique tudo isso e muito mais no painel de dados.
Utilizar um produto não autorizado traz riscos, como por exemplo, roubo de dados do usuário, caso que já aconteceu com aqueles objetos conhecidos como TVbox.
Um grande risco é a interferência no sinal do celular. Outros problemas maiores podem atrapalhar todo um setor. Riscos de radiação também são constantes, existem relatos de:
- Queimaduras;
- Coceiras;
- Roubo de dados;
- Interferência e sinal de polícia;
- Mau funcionamento de produtos da casa.
O usuário pode, por fim, notificar a Anatel em caso de conhecimento de tais produtos irregulares. Lembre-se, estar conivente com essa prática é crime e a Anatel tem feito de tudo para conseguir sanar esse tipo de ação no nosso território.
Esperamos ter ajudado com essa postagem, caso tenha gostado, comente e compartilhe em suas redes sociais.
Fonte: Anatel Podcast