O termo análise de crédito comercial se refere às obrigações financeiras de uma marca/empresa e se ela poderá cumprir com todas elas. E o objetivo desta máxima é mostrar qual o nível de risco de uma entidade.
Para exemplificar, pense que uma empresa gerou títulos. Os investidores poderão acessar estes dados, analisar as demonstrações financeiras e auditá-las para terem a real noção dos riscos de inadimplência da sua parte, caso um empréstimo seja feito.
Outros que também têm esta tendência são os bancos. Aliás, além disso, exposto acima, analisam os pagamentos com e sem juros e o tempo determinado para finalizar tais obrigações.
A classificação de risco se dá por conta das seguintes demandas:
- Nível de confiança;
- Perda que o credor sofrerá (caso passe por falta de pagamento).
Como funciona a análise de crédito comercial?
Todos estes que citamos acima, caso realize uma análise de crédito, contarão com ferramentas importantes e necessárias para tal encaminhamento. Dentre elas, temos:
- Análise de índice;
- Análise de fluxo de caixa;
- Análise de tendências, para que o risco de inadimplência seja diminuído.
De tempos em tempos e como é de praxe no setor, os profissionais da área poderão reavaliar todas as garantias pré-estipuladas. Com isso, usarão não só a capacidade administrativa da marca, como o histórico de crédito do mesmo.
Só assim haverá melhor detalhamento no que diz respeito aos direitos e deveres do mutuário, bem como, quais serão as perdas do credor se sofrer algum golpe ou a tão conhecida e temida inadimplência.
Em certa altura, se um banco analisa o pedido de empréstimo de um mutuário, o que ele levará em conta são os fluxos de caixa que foram gerados anteriormente. Porém, o item fundamental para saber se a quantia em questão será liberada é o Índice de Cobertura do Serviço da Dívida (ICSD).
Este cálculo deve ser feito da seguinte maneira:
ICSD = LAJIR (Lucro Antes dos Juros e Imposto de Renda) / Despesas com Juros no Ano.
Como você já deve saber, o ICSD é um dos indicadores fundamentais para a saúde de sua empresa.
Por isso, se o ICSD tiver um valor pequeno, é porque a empresa em questão dificilmente produzirá valores que cobrirão seus gastos (sejam os pagamentos principais ou os juros que irão se acumular).
Entenda:
ICSD <1: saúde financeira ruim;
ICSD =1: tem saúde financeira apenas para cobrir os pagamentos das dívidas e nada mais.
ICSD >1: a qualidade financeira da marca é invejável e consegue gerar fluxo para pagar as contas e, consequentemente, conquistar números 50% acima do ideal para as respectivas dívidas.
Depois de avaliarmos os pormenores da análise de crédito comercial, temos que frisar que fazer a administração de uma empresa tem inúmeros desafios e manter os pagamentos em dia, um estoque atualizado e ainda pensar em planejamentos para os próximos anos exige mais tempo e capital do que você possui.
Adquirir crédito dará uma sobrevida e conduzirá seus negócios degraus acima, quando houver escassez, principalmente em um período tão conturbado quanto o que estamos passando.
Verifique as possibilidades e entre em contato conosco para saber das vantagens!