Se anteriormente a meta era implementar o 4G, teremos a Fibra Óptica em todo país até 2025. Esta mudança ocorreu numa reunião ordinária realizada no último dia 26 de novembro, onde a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) acatou os termos propostos.
O Custo da Fibra Óptica, maior qualidade de sinal, foram os fatores que fizeram com que chegássemos a este cenário.
Com isso, ao longo destes cinco anos, haverá implantação da tecnologia para todos os 1511 municípios que ainda esperam por estes serviços.
Para que o trâmite possa ser oficializado, o documento precisará passar pela aprovação do Conselho Consultivo da Agência e pelo Ministério das Comunicações.
Quanto ao 4G e suas obrigações referidas anteriormente, serão substituídas pelos backhaul, que são linhas de transmissão de dados com alta capacidade. A Anatel contabilizou e comparou os gastos e orçamentos que já haviam sido pré-estabelecidos e concluiu que tal quantia se manterá inalterada.
FIBRA ÓPTICA E 5G
Com a implantação da fibra óptica ficará mais fácil para que o 5G se fixe no país.
Lembrando que este será o futuro! Pois tudo leva a crer que casas, eletrodomésticos, carros e etc., estarão interligados. Sem contar que a superioridade quanto à qualidade de conexão, baixa latência e perda de transmissão, só fazem crescer as expectativas referentes a estas novas tecnologias.
Confira outro texto do Transmitter Blog que poderá te interessar: https://transmitter.com.br/qual-a-diferenca-entre-backbone-e-backhaul/