Você conhece sua empresa, sabe o quanto de esforço colocou para conseguir manter seu produto em alta, entende seu público e tem plena confiança em seus funcionários, correto?
Mas responda a seguinte pergunta: agora que já chegou onde está com sua empresa, tem o devido cuidado na hora de selecionar a equipe que vai representar sua marca e trabalhar em sua empresa?
Se respondeu que ‘sim’, parabéns! Você realmente compreendeu como funcionam as análises de crédito nos bancos. Neste texto, veremos quais passos o empresário deve dar para ter esta resposta, referente ao sistema de análise e ser bem sucedido na solicitação de contratos.
- Passo 1: Como os analistas de crédito avaliam suas solicitações
Como citado acima, você conhece sua empresa e seus lucros. Porém, os analistas de crédito não. O trabalho deles é manter o risco de inadimplência muito baixo. Afinal, os bancos e financeiras estão trabalhando com capital e, se não o tiverem mais, como vão se manter?
Portanto, antes de pensar em pedir seu empréstimo ou achar que sua marca foi rejeitada por qualquer outro motivo, entenda que os analistas agem de forma regrada e restritiva.
Isso porque, por trás do estudo contratual que é feito em cima de seu pedido, existem acionistas e uma administração que visa manter o capital seguro. Para isso, são elaboradas algumas perguntas de segurança, como:
- Qual empresa ou empresário está pedindo o empréstimo?
- Quanto e quando o empréstimo deve ser liberado?
- Qual a garantia de pagamento que o mutuário está dando ao banco, em caso de não pagamento de parcela?
Todas elas são elaboradas para ajudar o agente de crédito a avaliar os fatores positivos e negativos do mutuário em questão.
Elas também são projetadas para fornecer ao analista as informações necessárias para conseguir que o comitê de empréstimo aprove
a transação. O que o empresário que busca seu empréstimo precisa entender, é que a pessoa por trás dessas tratativas serve como advogado da causa a favor do seu pedido.
Por isso, ele tem o poder de conduzir seu pedido através dos procedimentos internos do banco.
- Passo 2: Entenda a importância das documentações
A documentação do empréstimo, assim como as questões acima citadas, tem como objetivo mitigar os riscos.
Prazos e taxas que o comitê especificará, são como condições para fazer esse empréstimo viável, estando diretamente relacionados à forma como a empresa pode demonstrar sua capacidade de não ser inadimplente.
A proposta do empréstimo deve incluir as seguintes categorias:
- Informações, muitas das quais podem ser incluídas no plano de negócios;
- Resumo da solicitação, ou seja, uma visão geral da história da empresa, desde sua criação ou complicações legais;
- Quantidade de capital necessária;
- As condições de pagamento proposta;
- O uso pretendido do capital;
- Garantias disponíveis para assegurar o pagamento das parcelas;
- Preço proposto.
Na parte que diz respeito à história da empresa, é sempre interessante conter a estrutura de capital, seus fundadores, seu estágio de desenvolvimento, planos de crescimento, lista de clientes, fornecedores e prestadores de serviço.
Essa pode vir a ser uma seção muito importante da análise de crédito. É nessa fase também, que os analistas buscam levar ao comitê qual o tamanho de sua empresa no mercado.
Dessa forma, fica claro qual o peso de sua marca quando colocada em comparação a concorrência. Isso eleva as chances de sucesso no contrato.
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Fonte: Academia