Não dá para falarmos de Introdução sobre Análise de Crédito e não especificarmos que houveram muitas perdas financeiras no ramo bancário. Diversas marcas que, de uma hora para outra, anunciaram rombos gigantescos em suas contas e taxas de juros altos derivados, por assim dizer, ao se assumirem coberturas para o risco do balanço patrimonial.
As principais funções da análise são:
- A identificação de riscos referentes aos créditos;
- Conclusões referentes à probabilidade de pagamento;
- Qualquer tipo de recomendação, percepção e riscos tanto de empréstimos quanto de financiamentos.
Ela é tanto qualitativa quanto quantitativa e expõe qual é o endividamento da marca ou, ainda, como a mesma poderá fazer os pagamentos aos bancos e outros credores. Desta forma, resumidamente, é o processo que está interessado em avaliar como uma empresa pode pagar suas dívidas, antes que as mesmas se transformem em algo tão grande, que seja impossível de fazê-la.
Pode ser considerada uma fusão entre desempenho e capacidade de gestão financeira. Soma-se a isso, todas as relações referentes aos ativos, passivos e patrimônios da marca. No fim, dentro do fluxo de caixa, haverá o montante completo da mesma.
Os indicativos mostrados na avaliação das demonstrações financeiras irão apontar o quão eficiente é o desempenho dela, bem como apresentar um indicador de probabilidade de sucesso e de capacidade de pagamento da dívida no futuro.
Como a pandemia afetou estas análises
Nos últimos anos, com a tendência de globalização do mercado financeiro, a gestão do risco de crédito será o foco em finanças. Ainda mais quando pensamos que a economia foi afetada pela Covid-19.
E por causa deste último tópico citado, áreas como as de risco de crédito e previsão de falência foram impulsionadas. O risco de crédito é um dos principais riscos dos bancos comerciais que afetará a capacidade de operação sustentável dos bancos.
Esta avaliação é feita com base em diversos modelos. Porém, podemos citar aqueles que contam com:
- abordagem de classificação
- distinção de potenciais inadimplentes.
Usando como base Altman, Avery, Stinkey e alguns outros, podemos entender que este posicionamento diz respeito ao conjunto de objetos em classes predefinidas.
Há um sem número de documentos que relatam esta correlação entre risco de crédito e assimetria de informações. Dentre os quais, devemos citar o trabalho desenvolvido por Buser, Chen e Kane, bem como o de Galai e Masulis.
Vamos verificar como os empréstimos são feitos no Japão e ter uma dimensão de todas as diferenciações:
- Baseado em números de pequenas e médias empresas, os empréstimos são obtidos em cima da chamada da Pesquisa de Gestão de Questões de Finanças Corporativas.
- A pesquisa comporta mais de 20 características da marca e a devolve para o banco em questão.
- Enfim, há 3 características relevantes para o aceite do valor, que são: o relacionamento com o mutuário, logo depois, a força das demonstrações financeiras do mutuário e, finalmente, o caução e/ou garantia prestada.
Tudo isso ajuda na hora de prevenir a instituição financeira contra os calotes. Esperamos ter ajudado. E para maiores informações, entre em contato conosco.
Fonte: Academia