Conteúdo

Antes de começarmos a dar dicas para puxar cabo de fibra óptica, temos que lembrar algumas vantagens de utilizá-lo em substituição aos cabos de par metálico ( cobre ) utilizados nas principais tecnilogias ADSL, UTP. Além de serem capazes de fazer uma transmissão de dados mais veloz,  e o sinal possui pouca perda e, por conta disso, empresas e residências optam por este sistema.

CUIDADO NO MANUSEIO DOS CABOS

Uma das dicas mais importantes para instaladores e usuários vai para a questão da fragilidade dos cabos. Se forem torcidos ou dobrados de forma equivocada poderão romper ou se danificarem e, com isso, a capacidade de transmissão irá diminuir consideravelmente.

Projetar como serão colocados os cabos em torno dos cantos e curvas trará eficiência e dinamismo a instalações e manutenções.

LEVE UMA QUANTIDADE CONSIDERÁVEL PARA A INSTALAÇÃO

Aquela famosa frase “antes pecar pelo excesso do que pela falta” resume bem o trabalho do instalador. Pois imagine ir até a casa ou empresa de um cliente e quando estiver finalizando o serviço, notar que faltaram alguns metros de cabo? Há duas possibilidades para resolver isso (e nenhuma muito interessante):

• voltar para a empresa e buscar mais cabos (o que demandará um tempo desnecessário);

• ou tentar esticar os cabos e correr o risco de danificá-lo.

Portanto, saia sempre preparado para que seu projeto termine em tempo hábil!

AO DESENROLAR OS CABOS DE FIBRA ÓPTICA TOME MUITO CUIDADO

Desenrole-os dos carretéis e não puxe pelas bordas. Isso pode parecer uma dica simples, mas existem diversos instaladores que não se dão conta do risco que correm em quebrar/danificar os cabos ao manuseá-los da forma errada.

Uma das recomendações é um guia no cavalete de fibra óptica
Fonte : Ben Kraemer de Waupun

USE A FORÇA DE TRAÇÃO ADEQUADA PARA PUXAR OS CABOS

Entenda que, para puxar os cabos sem danificá-los, o instalador precisará usar a força de tração adequada (fique atento também com o tipo de cabo utilizado). Se tiver em mãos um cabo de fibra óptica de 12FO por exemplo, a força de tração deverá ser de no máximo 270N. consulte o datasheet de cada modelo de cabo do seu respectivo fabricante. Clique no link para ver um exemplo de datasheet da Nexans.

FAÇA TESTES APÓS A INSTALAÇÃO

Para garantir a qualidade do serviço e não ter a famosa “dor de cabeça” para você e para seus clientes, faça testes de verificação após a instalação – há uma série de possibilidades que o profissional pode antever com estes testes.

Fonte: AFL GLOBAL

E lembre-se: estas dicas para puxar cabo de fibra óptica valem para todos, mas é sempre mais interessante deixar tais tarefas para profissionais.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a gente para maiores esclarecimentos.

Fonte: Connected Fiber