Como a análise de crédito pode ajudar sua empresa

Já é mais do que comprovado que o gestão financeira ou empresário que saiba analisar os riscos de um investimento no mercado correrá menos riscos.

Em todos os modelos de negócios essas estatísticas têm sido amplamente utilizadas como fator determinante da falência ou sucesso de uma empresa. São dessas análises que tiramos os índices financeiros necessários.

Neste texto veremos mais sobre análise de crédito, conhecendo sua história e benefícios.

Análise na história de negócios bem sucedidos

Em 1977, duas figuras importantes na história da análise foram as primeiras a calcular o Z-Score com um modelo estatístico.

Com isso, Altman, Haldeman e Narayanan conseguiram prever a probabilidade de inadimplência de uma empresa.

Eles ajustaram o conjunto de dados financeiros e, esse modelo, foi o mais usado durante muitos anos. Atualmente temos métodos mais sofisticados, como por exemplo:

  • Regressão logística;
  • Redes neurais;
  • Métodos não paramétricos de suavização;
  • Sistemas especialistas em análises.

Desses sistemas mais complexos chegamos à análise de crédito como conhecemos hoje.

Conhecendo os cinco C’s

Os componentes básicos de uma análise de crédito são compostos por características analisáveis apenas por softwares ou o pessoal do setor financeiro.

Chamamos essas características de Cinco C’s, sendo eles:

  • Caráter;
  • Capacidade;
  • Capital;
  • Condições;
  • Colateral.

Caráter

Esse representa a impressão que o cliente causa no potencial Credor ou Investidor. Num primeiro contato, o credor vai formar uma opinião bem subjetiva sobre a confiança que a empresa transmite a ele.

Isso é importante, pois o credor tem de ter certeza que a empresa é confiável. Tudo para que possa reembolsar o empréstimo ou gerar um retorno sobre fundos investidos.

Tudo é levado em consideração nessa etapa. Desde a formação até a experiência de mercado da empresa. Fatores que podem ser definitivos para a análise de caráter são os empréstimos anteriores.

Isso é fundamental para que nenhuma das partes seja prejudicada.

Capacidade 

Aqui entram em análise a margem para contratação de novas dívidas. Em outras palavras, são levados em conta os débitos recentes que podem comprometer a capacidade de uma nova operação de crédito.

Capital

Esta calcula uma margem de lucro que a empresa pode vir a ter. Tudo isso baseado nos últimos lançamentos em caixa. Ou seja, pode ser estimada tanto por meio de demonstrativos financeiros, como também por DRE e Balanço patrimonial.

Colateral

Colateral é a contrapartida em bens e isso é exigido para muitas empresas como garantia. Como mencionamos na análise sobre caráter, o avalista precisa ter uma certificação de crédito.

Dessa forma, torna o colateral uma obrigação moral do tomador de crédito junto ao seu avalista. As medidas visam reduzir riscos, podendo ser dispensadas por meio da adoção de outras metodologias.

Condições 

Mais uma análise que visa averiguar as condições de pagamentos da empresa. A finalidade para a qual o crédito esta sendo solicitada tem forte influência sobre este aspecto.

Passo a passo para conhecer os riscos da análise de crédito

Os passos decorrentes dos cinco C’s são usados para reafirmar as análises realizadas por essa metodologia. Agora que já conhecemos como começar uma análise, os passos a seguir devem ser:

  • Identificar os riscos;
  • Documentar todos os riscos inerentes à gestão;
  • Identificar os riscos inerentes à produto, empresa, indústria e economia.

Esses riscos são avaliados tomando em conta as seguintes notas.

  • O risco do negócio diz respeito à qualidade e eficiência dos ativos;
  • O Risco do desempenho é determinado através da análise da demonstração de resultados;
  • O da gestão é determinado pela forma como a gestão controla os principais riscos acima citados.

Com isso podemos entender quais passos precisamos dar caso estejamos do lado do credor e da empresa.

Esperamos ter ajudado com essa postagem, caso tenham gostado, comentem e compartilhem em suas redes sociais.

Fonte: Academia

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