Você sabe o que é WHOIS? Antes de mais nada, vale ressaltar que este é um termo comum entre os profissionais da área de tecnologia. Porém, resumidamente, ele é um banco de dados que contém informações como:
- contato e;
- registro de nomes de domínio.
Quando faz a pesquisa deste termo, poderá descobrir diversas coisas sobre estas duas vertentes citadas acima.
Além do mais, pode descobrir quem foi o responsável pelo registro, com qual registrador e até detalhes de contato para que possa entrar em contato.
Esta é uma ferramenta útil para verificar a disponibilidade de qualquer nome de domínio que queira comprar. No entanto, já foi constatado que também pode ser usado para fins maliciosos. Por isso, cuidado!
O que é privacidade WHOIS?
A privacidade WHOIS é oferecida por algumas empresas do ramo como um complemento para alguns domínios. Portanto, com ela, seus detalhes não serão exibidos e, ao invés disso, informações genéricas serão listadas. Isso evitará possíveis golpistas que querem coletar seus dados.
É possível ocultar:
- nomes de contato,
- números de telefone,
- e-mail e,
- endereços de postagem.
O WHOIS está disponível apenas com as seguintes extensões:
.com
.net
.org
.info
.biz
.co
.ca
.fr
.me
.ws
.tv
.cc
.xxx
.mobi
.tel
.bz
.com.co
.net.co
.nom.co
.it
.name
O que significam os resultados do WHOIS?
Em um resultado de pesquisa WHOIS pode apresentar várias informações. Exemplos disso são:
- Domínio: que é o nome pesquisado por você;
- Criação: que é a data de registro do domínio;
- Última alteração: a última vez que algo dentro deste nome de domínio foi alterado;
- Expiração do registro: data que o domínio irá expirar caso não seja renovado;
- Servidor de nomes: informações sobre onde procurar os resultados de DNS para o nome de domínio em questão.
- Status: dentro disso, há o nome de domínio, que pode ser:
- ATIVO: é este registrador que pode modificar e renovar o domínio;
- BLOQUEIO: não é possível que o registrador exclua ou modifique este domínio até que haja a remoção do status de bloqueio do registro. No entanto, pode ser renovado.
- BLOQUEIO DE REGISTRO: quem o define é o patrocinador. Tanto a modificação quanto a exclusão não estão disponíveis para o registrador. Isso só poderá ocorrer se o registrador remover o status de bloqueio de registrador.
- RESERVA DE REGISTRO: não há disponibilidade para o registrador modificar e excluir domínios. Para fazê-lo, o registrador deve anular a retenção de registro. Pode ser renovado.
- PERÍODO DE RESTAURO: isto é feito quando um registrador solicita que o nome de domínio seja excluído e esteja registrado por mais de 5 dias. O domínio só pode ser restaurado, não modificado – se um registrador solicitar a modificação, a solicitação será negada. Ele será mantido nesse status por 30 dias no máximo.
- RESTAURAÇÃO PENDENTE: quando um registrador solicita a restauração de um domínio no período de resgate, isso é feito. O domínio permanecerá pendente de restauração até que os documentos de restauração sejam concluídos pelo registrador. Ele voltará ao status do período de resgate se não for concluído em 7 dias.
- EXCLUSÃO PENDENTE: o status é alcançado quando um domínio está no período de resgate e não é restaurado pelo registrador. As solicitações do registrador para modificar ou atualizar serão rejeitadas. Após 5 dias no status de exclusão, ele é removido do banco de dados do registro.
Gostou deste assunto e quer saber mais? Continue nos acompanhando por aqui. Lembrando que há uma infinidade de conteúdos em nosso blog. Então, acesse agora: https://transmitter.com.br/
Fonte: Lacnic