diferença entre gpon e epon

Como a tendência das pessoas para a rede de fibra óptica está aumentando, também a necessidade de entender as terminologias relacionadas. Ambos Gpon e Epon são variantes comuns de redes ópticas passivas ou PON. Estas são redes de curta distância rodando em cabos de fibra óptica usados ​​para acessar internet, VoIP e muitos outros serviços multimídia que requerem alta largura de banda.

Uma PON é basicamente uma rede de fibra baseada em cabos de fibra e componentes relacionados, como splitter, ONU, roteadores, . Essa rede com componente passivo é muito econômica. No entanto, estes são de custo baixo e a intensidade do sinal também não é muito forte para longas distâncias. Uma rede óptica ativa pode servir potencialmente uma área de aproximadamente 100 km, uma PON é projetada para cobrir apenas 20 km. As PON também são chamadas de redes de fibra para casa (FTTH).

Sendo da categoria semelhante, um EPON é uma rede óptica passiva Ethernet que usa pacotes de dados em vez de células de modos de transferência assíncronos. EPON tem que usar protocolo de internet para transmitir dados ou voz ou qualquer outra multimídia. Visto que o EPON está totalmente alinhado com os padrões Ethernet, nenhum ajuste de compatibilidade ou conversão é necessário durante a conexão com as redes baseadas em Ethernet em qualquer extremidade. Visto que Ethernet é a principal tecnologia de rede usada em redes locais (LANs) e agora em redes metropolitanas (MANs), nenhuma conversão de protocolo é necessária.

Da mesma forma, GPON é uma rede óptica passiva Gigabit Ethernet que usa modos de transferência assíncrona para voz e Ethernet para dados. GPON oferece melhor GBPS do que EPON.

As redes PON são projetadas para tirar vantagem da multiplexação por divisão de comprimento de onda, o que significa que usar comprimento de onda para tráfego upstream e outro para downstream., Ambos GPON e EPON têm seus próprios prós e contras de acordo com seus usos. A tabela abaixo mostra as principais diferenças em ambas as redes.

CaracterísticaGPONÉPON
Largura de banda utilizável2,5 gigabytes por segundo1 gigabyte por segundo
Alcançar128 ONTs32 ONUs por OLT
Custo do assinanteMais altoDiminuir
EncriptaçãoApenas a jusanteTanto a montante quanto a jusante

Taxa de dados

O EPON usa os padrões desenvolvidos pelo IEEE 802.3 para 1,25 Gbps e o padrão 802.3ac para 10 Gbps. Tanto no upstream quanto no downstream, a taxa de dados é simétrica no caso do EPON. Por outro lado GPON tem vários pouco em ambos a montante e a jusante, uma velocidade de dados simétrico de 1,25 Gbps, e um convulsa 2,5 Gbps para ambas as correntes bem. Ao contrário do EPON no GPON, o usuário tem liberdade para ajustar a taxa de dados dependendo das necessidades, tornando o GPON mais flexível do que o EPON.

Proporções de divisão

As taxas de divisão informam a contagem de clientes que devem ser atendidos por meio da rede óptica passiva. Geralmente são 32, mas também podem ser 16, 64 ou até 128. O desempenho do módulo do transceptor pode ser influenciado devido à mudança na taxa de divisão. Um aumento na taxa de divisão fará com que o custo dos módulos do transceptor aumente substancialmente e, conseqüentemente, diminuirá a distância de transmissão. Um aumento na taxa de divisão reduz potencialmente a quantidade de distância que ela poderia cobrir. O EPON geralmente cobre a taxa de divisão mínima de 1:32, mas não é limitado, pois pode ser alterado para 1:64 ou mesmo 1: 128. Os provedores de serviços de internet podem ajustar a proporção de divisão de acordo com o cenario geofraficos para que possamr atender os clientes otimizando a rede óptica e a largura de banda desejada final. Pelo contrário, o GPON tem um limite superior definido na taxa de divisão, ele pode ir até 128, mas é tão bom quanto 64. GPON normalmente usa proporções de divisão de 1:32, 1:64 ou 1:128.

GPON é compativel com diversos equipamentos, ONU e sua splitagem é maior, mas não é eficaz do lado dos custos. Por outro lado, o EPON pode fazer uso de rede de fibra ótica mais barata na ONU, pois não precisa atingir relações de divisão de 128.

Camada e serviço de acesso

Os serviços de camadas e acesso são mapeados diretamente ou via protocolo da Internet pela Ethernet. Para que o GPON exiba os mesmos recursos, duas camadas de encapsulamento são necessárias. O primeiro detudo Quadros TDM e ethernet são agrupados em GRC Quadros do método de encapsulamento (GEM), que têm um formato semelhante ao GFP. Em seguida, os quadros GEM e ATM são encapsulados em quadros GTC e os dados são enviados para POM. Para EPON o suporte de tais recursos estão já embutido.

Qualidade de serviço

A Ethernet não possui capacidade de qualidade de serviços integrada. Devido ao fato de que os sistemas PON não são compatíveis com QoS, os provedores de serviços de Internet gostam de habilitar QoS no EPON por meio da Rede Local Virtual. Tecnicamente, isso resolve o problema, mas o custo aumenta substancialmente. Por outro lado, o GOPN está equipado com um tratamento integrado de Qualidade de Serviço que o coloca um passo acima do EPON. Portanto, com relação ao QoS, o EPON não é muito econômico em comparação com o EPON.

https://community.fs.com/blog/comparison-of-epon-and-gpon.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *