À medida que evoluímos, a necessidade de nos comunicarmos com eficácia também aumentou. Assim como nós, seres humanos, precisamos de um canal para nos comunicarmos , os computadores também precisam de procedimentos operacionais padrão para se comunicarem uns com os outros. Atualmente, os computadores fazem isso por meio de TCP e IP.
O protocolo de controle de transmissão / protocolo da Internet é, por padrão, integrado aos computadores e a maioria de sua parte é automatizada e pré-programada. A dependência deles é total quando tentamos conectar um computador com outros sistemas através de uma rede óptica por exemplo.
O TCP / IP é basicamente um procedimento operacional padrão ou regras definidas no sistema que permitem que os computadores se comuniquem pela rede. Seja assistir a um filme, enviar um e-mail ou navegar na web em geral, todas essas tarefas requerem comunicação com uma ou duas redes ou computadores.
Os computadores que se comunicam podem ser de duas empresas diferentes e de duas partes diferentes do mundo e até mesmo rodando sistemas operacionais diferentes. Sempre que uma tarefa é originada, é processada uma transação envolvendo a troca de dados entre computadores em termos de pacotes. Mas, para transmitir esses pacotes de forma eficaz e eficiente, os computadores precisam saber exatamente como isso vai acontecer, para que a perda seja mantida no mínimo.
Essa comunicação é feita por meio de protocolos. Um protocolo é um procedimento pré-programado e regras ou o que nós, seres humanos, percebemos como normas e valores sociais ao nos comunicarmos uns com os outros. Essas normas e valores definem a maneira como nos comunicamos. Assim como essa tecnologia também definiu regras como o telégrafo usando código Morse.
A necessidade de criar um conjunto central e acordado de regras para a comunicação surgiu quando diferentes fornecedores começaram a construir computadores com diferentes sistemas operacionais. Desde então, os sistemas operacionais eram diferentes, cada fornecedor tinha suas próprias formas de comunicação definidas. Mas tornou-se evidente que havia uma necessidade de desenvolver um padrão central e acordado que todos os fornecedores usariam em comum para evitar aborrecimentos durante a comunicação e que as regras de operação padrão surgiram como TCP / IP.
Protocolos TCP / IP
TCP e IP são protocolos separados usados por um computador. A parte IP é responsável por obter um endereço para o qual os dados devem ser enviados, enquanto a parte TCP realmente entrega os dados uma vez que o endereço IP tenha sido reconhecido.
É pertinente observar que, embora ambos sejam protocolos separados, eles precisam trabalhar em conjunto para transmitir dados de maneira eficaz. É o mesmo que quando você deseja enviar uma carta para alguém, o número da casa é a identidade particular, ou seja, o endereço, embora o carteiro seja quem realmente entrega a carta no endereço desejado. Portanto, o TCP e o IP são diferentes um do outro, mas não têm utilidade um sem o outro.
Onde foi desenvolvido sistema de TCP / IP ?
O sistema de TCP / IP foi originalmente desenvolvido pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos para comunicação efetiva e eficiente de dados entre seus sistemas. Portanto, os dados transmitidos são altamente precisos.
Uma forma de transmissão de dados é transferir a mensagem real em sua totalidade, mas quando os dados são perdidos durante a transmissão, toda a mensagem precisa ser reenviada. No protocolo TCP / IP, uma vez que os dados são divididos em pacotes, os próprios pacotes agem como dados, viajando de canais diferentes se um estiver ocupado ou congestionado. Portanto, a precisão da mensagem é mantida. Depois que os pacotes chegam ao computador de destino, eles são remontados para formar os dados.
O processo de desmontagem e remontagem é baseado em 4 etapas básicas que devem ser executadas sempre que um pacote é enviado. Essas etapas são chamadas de camadas, tecnicamente. Essas camadas existem para ajudar a padronizar o processo de transmissão de pacotes, reduzindo assim a necessidade de desenvolver métodos de comunicação separados por diferentes fabricantes de hardware e software. É como os fabricantes de laptops sabem que deve haver uma tela, teclado e mouse no laptop para torná-lo fácil de usar.
As quatro camadas pelas quais os dados precisam passar são:
- Camada de Datalink
- Camada de Internet
- Camada de transporte
- Camada de aplicação
Todas as camadas garantem um transporte suave de dados, desde a divisão em pedaços até a entrega real da mensagem por remontagem dos pacotes.
ENDEREÇO DE IP
Se você utiliza a internet, certamente já deve ter ouvido falar do ‘Endereço de IP’ ou Protocolo Internet ou Internet Protocol. O IP, para os íntimos, é o conjunto de redes que operam, todas em conjunto e, com isso, permite que a Rede Mundial de Computadores se conecte.
Este termo ficou conhecido a partir de maio de 1974. Eles está presente no artigo “A Protocol for Packet Network Intercommunication“, escrito por Vinton Cerf e Robert Kahn.
Pense comigo. Os chamamos ‘hospedeiros’ estão tanto em uma ponta quanto em outra desta rede. E são eles que permitem que tal comunicação seja feita e que os dados ‘andem’ de um lado para o outro.
O TCP ou Transmission Control Protocol, é um dos mais executados e famosos. Quem já estudou brevemente sobre o tema, certamente conhece o TCP / IP. Porém, este não é o único protocolo existente.
Fontes:
https://www.cloudflare.com/learning/ddos/glossary/tcp-ip/