- O que é Starlink Internet?
- Conceito de Trabalho
- Teste beta do Starlink
- O que torna o Starlink tão único?
- Quanto custa o Starlink?
- Onde esse serviço de Internet estará disponível pela primeira vez?
- Quantos satélites foram lançados até agora?
- Quantos satélites serão necessários para o Starlink?
O que é Starlink Internet?
Starlink é um serviço de internet via satélite de alta tecnologia disponível através da SpaceX. Estará disponível em uma constelação com cerca de 42.000 satélites conectados, fornecendo internet de alta velocidade e custo extremamente baixo em praticamente qualquer lugar do mundo. Com este novo serviço, os serviços de Internet via satélite estarão disponíveis para mais usuários em mais lugares do que antes. Atualmente, ele está restrito a uma série de locais de teste nos Estados Unidos, mas provavelmente mais locais serão abertos para testes beta públicos em breve.
Conceito de Trabalho
O conceito de trabalho do Starlink é bastante simples. Cada assinante se conecta à sua própria antena parabólica dedicada. Em seguida, esses assinantes recebem e desfrutam de sua própria conexão de Internet personalizada, por meio de uma pequena antena parabólica instalada em seu quintal ou em outro lugar. Embora muitas pessoas já conheçam a Internet via satélite por meio de sua empresa de cabo existente, algumas pessoas conhecem o Starlink como um serviço alternativo.
A chave para o desempenho do Starlink é o fato de que terá uma latência extremamente baixa de 20 milissegundos. Isso torna a tecnologia Starlink uma solução real para uma conexão lenta à Internet, bem como uma ótima maneira de garantir que você não precise se preocupar com uma conexão interrompida sempre que você mais precisar.
Teste beta do Starlink
Starlink foi criticado como uma tecnologia não comprovada porque ainda está em testes. A razão pela qual o teste beta do Starlink está limitado a algumas áreas no momento é devido à necessidade de mais testes.
Starlink entregou uma latência muito baixa de 20 milissegundos e uma alta velocidade de cerca de 100 Mbps na maioria de seus resultados de teste beta. Seu teste beta é conhecido como “Better Than Nothing Beta” e para ingressar nele, você terá que investir $ 499 em seu equipamento de solo e depois pagar $ 99 por usá-lo.
O que torna o Starlink tão único?
O que torna este serviço tão único é que ele está 60 vezes mais perto da superfície da Terra do que outros satélites. Esta constelação de satélites em órbita terrestre baixa permite oferecer conexões mais rápidas do que os sistemas tradicionais de Internet.
Esses satélites de baixa órbita e alta altitude estão em uma órbita elíptica, o que significa que estão em movimento constante ao redor da Terra. Este movimento constante permite que os pratos fiquem em constante visão uns dos outros, garantindo que cada prato possa receber e entregar dados ao mesmo tempo. Isso garante um sinal mais suave e menos congestionado para o consumidor e significa que você obtém uploads e downloads mais rápidos.
Quanto custa o Starlink?
No caso do teste beta da Starlink na Internet, os usuários não eram cobrados pelo uso do sistema. Agora, o Starlink iniciou um programa beta “Melhor do que nada” e começou a receber encomendas de pessoas interessadas em ingressar neste programa. Pode levar cerca de seis meses para concluir essas encomend”Melhor do que nada”as.
Um custo inicial para seu serviço ativo é definido em US $ 99 por mês. Se quiser usufruir deste serviço, além dessa taxa, terá que pagar vários impostos e US $500 para a instalação de uma antena parabólica montável e roteador.
Onde esse serviço de Internet estará disponível pela primeira vez?
Conforme afirmado por Elon Musk, o beta privado do Starlink estará disponível apenas em áreas de alta latitude. Foi confirmado que o beta será lançado no Canadá e nas partes do norte dos Estados Unidos e deverá estar disponível em muitas outras áreas em 2021.
Quantos satélites foram lançados até agora?
Em 2018, a SpaceX lançou vários satélites de teste para fins de teste. Isso foi seguido pelos 60 satélites da Starlink em 2019. O lançamento mais recente foi em abril de 2021 e até agora, a SpaceX lançou cerca de 1.395 satélites.
Quantos satélites serão necessários para o Starlink?
A Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos concedeu à SpaceX a permissão para lançar no máximo 12.000 satélites para o serviço. No entanto, a SpaceX está disposta a lançar ainda mais satélites. Em última análise, o Starlink poderia exigir até 42.000 satélites na órbita da Terra.
Referencias
https://en.wikipedia.org/wiki/Starlink
https://www.pcmag.com/news/spacexs-satellite-internet-service-latency-comes-in-under-20-milliseconds
https://www.clubhdtv.com/blog/starlink-vs-fiber-optic-internet/
https://www.whistleout.com/Internet/Guides/fiber-internet-vs-starlink-satellite-internet
https://honestproscons.com/satellite-internet/#5_Reliability
https://www.clubhdtv.com/blog/starlink-vs-fiber-optic-internet/#:~:text=Starlink%20vs%20Fiber%20Optic%3A%20Availability%211 Advantages and Disadvantages of Satellite Internet Satellite Internet0%26%20Reliability&text=Starlink%20internet%20definitely%20has%20an%20advantage%20over%20fiber%20in%20terms%20of%20availability.&text=The%20only%20reason%20satellite%20internet,its%20availability%20in%20remote%20areas.
https://www.satelliteinternet.com/resources/satellite-internet-pros-and-cons/
https://en.wikipedia.org/wiki/Satellite_internet_constellation
https://techcrunch.com/2019/10/22/elon-musk-tweets-using-spacexs-starlink-satellite-internet/
https://www.cnet.com/home/internet/starlink-satellite-internet-explained/