Fibre Channel (também conhecido apenas como FC) é uma tecnologia de rede de alta velocidade usada principalmente para transmitir dados entre data centers, servidores de computador, switches e armazenamento a taxas de dados de até 128 Gbps.

Desenvolvido para superar as deficiências da SCSI (Small Computer system Interface) e HIPPI (High Performance Parallel), o Fibre Channel é especialmente adequado para conectar servidores a dispositivos de armazenamento compartilhados e interconectar controladores e drives de armazenamento.

Amplamente utilizado em quase todos os servidores e dispositivos de armazenamento atuais, desde sua primeira versão, comercializada a partir de 1997, essa tecnologia foi avançando significativamente ao longos dos anos. Vamos conferir a evolução do Fibre Channel até os dias atuais?

1G Fibre Channel (1997)

Primeira versão padronizada da tecnologia, o 1G FC foi introduzido em 1997 fornecendo uma taxa de transferência de 200 Mega Bytes por Segundo. Rapidamente, devido ao seu ótimo desempenho, o 1G FC foi bem recebido pela indústria e ganhou popularidade. O 1G FC permaneceu em uso até meados dos anos 2000.

2G Fibre Channel (2001)

O 2G FC, segunda geração da tecnologia de Fibre Channel, chegou ao mercado em 2001. Seu desenvolvimento se deu início logo após o lançamento de seu antecessor. O 2G FC dobrou a velocidade oferecida pelo 1G FC, chegando a uma taxa de transferência de até 400 MBps. Assim como o 1G FC, o 2G FC também foi amplamente utilizado nas redes de armazenamento.

4G Fibre Channel (2004)

Apróxima versão da série de tecnologia de Fibre Channel, o 4G FC, foi disponibilizada para os fabricantes em todo o mundo no ano de 2004. Mais uma vez, a nova geração dobrou os parâmetros de nível de serviço em comparação com o 2G FC. A taxa de transferência alcançada por essa tecnologia pode chegar alcançar uma taxa de transferência de 800 MBps. Tamanha foi a popularidade do 4G FC que ele é até hoje utilizado por alguns servidores mais antigos.

8G Fibre Channel (2005)

Apenas um ano depois, o 8G FC já era lançado no mercado. Ao lado do 4G, o 8G FC se tornou a versão mais popular disponível no mercado, seguindo em uso em muitos servidores. Ele possui uma taxa de transferência disponível de 1600 MBps.

10G Fibre Channel (2009)

A versão 10G foi desenvolvida para fazer uso total das redes Ethernet — tecnologia que conecta redes locais com fio (LANs) — de 10 Gbps. O uso do 10G FC no mercado fica bem restrito à aplicação em conjunto com o FCoE (Fibre Channel over Ethernet), que transmite dados Fibre Channel usando frames Ethernet.

16G Fibre Channel (2011)

A próxima geração foi o 16G. Lançado em 2011 pelo Comitê T11, ele só ganhou popularidade recentemente, se tornando uma opção padrão em quase todos os armazenamentos e servidores SAN mais atuais. Seu rendimento é de 3200 MBps.

Após o lançamento do 10G FC, a indústria decidiu mudar a convenção de nomenclatura das versões de Fibre Channel. Decidiu-se descartar a nomenclatura baseada na velocidade e adotar uma baseada na geração. Sendo assim, o 16G FC passou a se chamar Fibre Channel de 5ª geração. As primeiras quatro versões mantiveram seus nomes originais, sendo o 1G, 2G, 4G e 8G.

32G FC e 128G FC (2016)

A sexta geração da tecnologia acabou sendo lançada em duas versões, 32G FC e 128G FC, no ano de 2016, proporcionando um aumento significativo nas taxas de transferência. Enquanto o 32G FC é capaz de fornecer 6400 MBps de taxa de transferência, o 128G FC alcança surpreendentes 25600 MBps.

A nova geração da tecnologia introduziu novos recursos para melhorar a segurança e diminuir o consumo de energia. Além disso, ela foi projetada para fazer uso total do armazenamento do Solid State Drive (SSD). O SSD consegue oferecer taxas de transferência de dados mais rápidas que unidades de disco rígido tradicionais.

Diante de tudo isso, vemos uma perspectiva de longo prazo para seu uso contínuo na indústria de tecnologia da informação e também ficamos na expectativa para os próximos lançamentos e novas gerações de Fibre Channel.